Juiz de Fora registra dia mais quente do ano com termômetros marcando 39ºC no Parque Halfeld – Diário do Estado: notícias da região.

Com o registro do dia mais quente do ano em Juiz de Fora, o termômetro de rua no Parque Halfeld atingiu quase 40ºC, chamando a atenção de quem passava pelo local. Embora o valor oficial da temperatura na cidade fosse de 34,6ºC, o aparelho que considera a sensação térmica marcou mais do que isso. Diário do Estado acompanhou outras aferições na região, como os 38,9ºC em Coronel Pacheco.

Diversos municípios da região tiveram um dia típico de verão, com temperaturas elevadas e novos recordes de calor. No Parque Halfeld, em pleno Centro de Juiz de Fora, o termômetro de rua registrou 39ºC, refletindo a sensação térmica local. O Inmet apontou que a temperatura máxima na cidade foi de 34,6ºC, sendo a mais alta neste verão e desde 18 de novembro de 2023.

De acordo com o Inmet, a mínima registrada foi de 22,7ºC. Além disso, outros municípios da região também tiveram altas temperaturas, como Coronel Pacheco com 38,9ºC, Muriaé com 38ºC, Viçosa com 34,4ºC, São João del Rei com 32,6ºC e Barbacena com 31,5ºC. A diferença entre as marcas dos termômetros de rua e dos institutos oficiais se dá pela exposição solar e materiais urbanos que podem influenciar na medição.

Segundo o climatologista Fábio Sanches, os termômetros de rua, em geral, são expostos à radiação solar e acabam refletindo a sensação térmica local. A forte massa de ar quente continental manterá as temperaturas altas na região, podendo chegar a 38ºC na Zona da Mata e Leste do estado. Previsão também aponta possibilidade de pancadas de chuva e trovoadas em áreas isoladas.

Para mais conteúdos sobre a região, siga Diário do Estado no Instagram, X e Facebook. Fique por dentro de tudo que acontece na Zona da Mata e Vertentes. Acompanhe também os vídeos que destacam as notícias e informações da região.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp