Press "Enter" to skip to content

Juiz determina afastamento de Zander Fábio e bloqueio de bens

Última atualização 31/08/2017 | 17:17

O juiz Marcelo Fleury Curado Dias determinou, nesta quinta-feira (31), o afastamento cautelar do mandato do vereador Zander Fábio (PEN) pelo período de 180 dias. Além disso, o magistrado estabeleceu o bloqueio dos bens do parlamentar no valor de R$ 2.181.458,10.

Outras nove pessoas, entre elas o ex-presidente da Agetul Dário Paiva, foram denunciadas por desvio de ingressos nos parques Mutirama e Zoológico. A Operação Multigrana foi deflagrada no dia 23 de maio deste ano. A ação penal atribuiu aos acusados os crimes de organização criminosa e peculato.

O afastamento não afetará a remuneração do vereador. O bloqueio dos bens é para garantir, segundo o juiz, a reparação do dano. De acordo com o Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO), esse valor foi desviado no esquema apenas no período de maio a dezembro de 2016, sendo que a organização atuou de 2014 a 2017.

Conforme a decisão, a suspensão do mandato de Zander Fábio é necessária, pois ficou comprovada a utilização do cargo de vereador na legislatura 2013/2016 para a prática dos crimes que constam na denúncia. “Zander era quem detinha o poder de nomeação e exoneração de cargos comissionados, sendo que Dário, por influência direta de Zander, assumiu a presidência da Agetul”, explicou o magistrado.