Juiz determina que Unip faça aulas virtuais com o mesmo número de alunos do presencial

O juiz Nickerson Pires Ferreira acolheu o pedido do Ministério Público do Estado de Goiás e determinou que a Assupero Ensino Superior Ltda., a Unip, retome as aulas on-line, ao vivo ou gravadas, com o número de alunos por sala, conforme contrato com consumidor.

A faculdade paulista tem 48h para cumprir a decisão, sob pena de multa diária de R$ 5 mil. Em ação proposta pela promotora do MP, Maria Cristina de Miranda, foi relatado que as aulas estavam sendo transmitidas para 500 alunos por turma em todas as unidades da Unip no país.

A promotora argumentou que a possibilidade de alterar o ensino, fazendo-o remoto, não abre a possibilidade de alterar a prestação de serviços segundo o que foi acordado nos contratos. Para o MP, a Unip instituiu aulas nacionais sem consultar os alunos.

Mas, apesar da decisão, o magistrado indeferiu (não atendeu) o pedido da promotoria sobre o ressarcimento dos alunos.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Goiás lidera crescimento econômico nacional com 3,5% em setembro

Goiás se destacou mais uma vez como o líder do crescimento econômico nacional em setembro, com um aumento de 3,5% na variação mensal, comparado ao mês de agosto. Este crescimento é mais de quatro vezes superior à média nacional, que foi de 0,8% no mesmo período. As informações são do Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR), medido pelo Banco Central e analisado pelo Instituto Mauro Borges (IMB).
 
A atividade econômica goiana também apresentou um significativo avanço interanual, com um crescimento de 4,7% em setembro de 2024 em comparação com o mesmo mês do ano anterior. No acumulado em 12 meses, o avanço goiano foi de 3,8%, enquanto no acumulado do ano, entre janeiro e setembro, o crescimento foi de 2,4%.
 
O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, atribuiu o crescimento observado a investimentos estratégicos e setores em ascensão. “Mais uma vez a economia em Goiás se destaca entre as demais unidades federativas com o índice divulgado. O crescimento observado é fruto de investimentos estratégicos e setores em ascensão que contribuem para o nosso desenvolvimento econômico,” afirmou.
 
O Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR) é um indicador considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB) e é utilizado para monitorar o desempenho da economia em bases mensais. Ele mede a evolução da atividade econômica, considerando dados de setores como indústria, comércio e serviços.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos