Tesoureiro do PT assassinado no Paraná: entenda como será o julgamento do ex-policial penal Jorge Guaranho, acusado do crime
Júri está marcado para esta terça (11), em Curitiba, dois anos e meio após o crime. Marcelo Arruda foi morto a tiros por Jorge Guaranho na própria festa de aniversário, que tinha temática do PT.
Relembre caso de ex-policial penal que matou tesoureiro do PT de Foz do Iguaçu.
Está programado para esta terça-feira (11) o júri popular de Jorge Guaranho, ex-policial penal réu por homicídio duplamente qualificado pelo assassinato de Marcelo Arruda, guarda municipal e tesoureiro do Partido dos Trabalhadores (PT) de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná.
O crime aconteceu em 9 julho de 2022, em Foz do Iguaçu, durante a comemoração de 50 anos de idade de Arruda, com temática de Lula e do PT. Segundo a investigação, Guaranho invadiu a festa e disparou contra Arruda, que revidou. O tesoureiro morreu na madrugada do dia 10.
O confronto foi filmado por câmera de segurança.
O petista Marcelo Arruda (esq.) foi morto por Jorge Guaranho (dir.), apoiador de Bolsonaro.
O júri popular de Guaranho ocorrerá em Curitiba após a Justiça atender ao pedido de desaforamento feito pela defesa de Guaranho, que alegou que a realização do julgamento em Foz possibilitaria o risco de parcialidade dos jurados. O julgamento ocorrerá após três adiamentos.
Guaranho está em prisão domiciliar na capital desde setembro do ano passado. Antes disso, ele estava preso no Complexo Médico de Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, para onde foi levado um mês após o crime, quando recebeu alta hospitalar.
Como funciona a escolha dos jurados?
O júri está previsto para começar às 10h, no Tribunal do Júri de Curitiba, com a escolha dos jurados. Eles serão selecionados por meio de um sorteio. De 25 pessoas convocadas, mais 55 suplentes, sete serão selecionadas para o Conselho de Sentença.
O serviço de júri é obrigatório no Brasil, mas os sorteados podem alegar impedimento.
O Código de Processo Penal prevê que cada parte envolvida, defesa e promotoria, pode dispensar até três jurados sorteados sem qualquer justificativa. Se os primeiros sorteados não cumprirem os requisitos de participação no júri, é feito sorteio de suplentes.
Os membros sorteados ficam incomunicáveis após o sorteio e, se a Justiça achar necessário, pode determinar que eles fiquem isolados no fórum. Depois de selecionados, eles fazem um juramento prometendo analisar de forma imparcial e decidir sobre o caso. Em seguida começa a sessão do júri.
A Justiça afirma que o júri de Jorge Guaranho pode se estender até a quinta-feira (13).
Qual será a ordem dos depoimentos?
Conforme a Justiça, serão ouvidas cinco testemunhas indicadas pela acusação e, na sequência, as cinco indicadas pela defesa.
Testemunhas de Guaranho:
1. **Neste ponto, inclua a lista de testemunhas e seus depoimentos, pois não foi possível replicar o link no texto**.
A defesa de Guaranho também quer que sejam ouvidos três peritos que elaboraram os laudos do caso.
Testemunhas da acusação:
1. **Neste ponto, inclua a lista de testemunhas e seus depoimentos, pois não foi possível replicar o link no texto**.
O réu, Jorge Guaranho, será o último a ser ouvido.