Julia Micaelly: superação da puberdade precoce e menopausa cirúrgica

julia-micaelly3A-superacao-da-puberdade-precoce-e-menopausa-cirurgica

Ao DE, Julia Micaelly contou sua história de superação, com o objetivo de alertar as pessoas sobre o grave problema que é a puberdade precoce e a menopausa cirúrgica.

Julia Micaelly Ribeiro Carvalho, de 20 anos, entrou na puberdade aos 4 anos e na menopausa aos 16. A puberdade chegou aos 4 anos de idade e a menopausa aos 16, dois problemas que causaram um forte impacto físico e emocional na vida da maranhense Julia Micaelly Ribeiro Carvalho. Hoje, aos 20 anos, depois se superar tantos traumas, ela vive um dos momentos mais felizes de sua vida, a celebração do seu casamento! E já projeta a realização de outro sonho, ser médica especializada em ginecologia e obstetrícia. Ao DE, Julia Micaelly contou sua história de superação, com o objetivo de alertar as pessoas sobre o grave problema que é a puberdade precoce e a menopausa cirúrgica.

Nascida na cidade de Pedreiras, a 245 km de São Luís, Julia Micaelly começou a sentir as mudanças em seu corpo logo após mudar do interior do estado para a capital, onde veio morar com três anos de idade. Aos 4 anos, ela já tinha um suor forte debaixo do braço, depois vieram os pelos nas axilas e no órgão genital. Essas alterações causaram vergonha e angústia. Por falta de informação, os pais dela não buscaram ajuda no início, somente aos sete anos, depois de muitos exames, veio o diagnóstico de puberdade precoce.

De acordo com o Departamento Científico de Endocrinologia da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), a puberdade é a fase de transição entre a infância e a idade adulta, marcada por mudanças físicas, emocionais e hormonais. No período, o corpo começa a se desenvolver e a adquirir características adultas, como o crescimento de pelos corporais, mudanças na voz e o desenvolvimento dos órgãos reprodutivos. A puberdade precoce é causada pelo aumento antecipado dos hormônios sexuais no sangue. Existem algumas causas possíveis, como genética, causas orgânicas ou ambientais. Ao procurar um endocrinopediatra, médico especialista em doenças relacionadas ao sistema hormonal das crianças, Júlia Micaelly descobriu por meio de uma série de exames, que já estava a ponto de menstruar com apenas 7 anos, além disso, tinha idade óssea de 12 anos.

Após tratar a puberdade precoce, Julia Micaelly enfrentou outro desafio ainda maior, quando chegou aos 16 anos, se deparou com a menopausa precoce, causada pela perda dos dois ovários. Julia conta que não sentia sintomas de que tinha um cisto hemorrágico, pois ele se desenvolveu de forma silenciosa e rápida, em cerca de três meses. O problema foi descoberto quando o cisto se rompeu, destruindo o ovário esquerdo, causando uma forte hemorragia. A então adolescente foi levada às pressas para o hospital e precisou ir para a cirurgia de emergência. No momento do procedimento, o ovário direito também se rompeu nas mãos do médico e Julia Micaelly ficou sem os dois ovários, o que causou a menopausa precoce.

Com a menopausa precoce, Julia Micaelly começou o tratamento com anticoncepcional específico para mulheres nessa condição. Outro sentimento que deixou Julia Micaelly angustiada foi o medo de não poder gestar um filho, pois, com a perda dos ovários, ela não tem como produzir os óvulos, indispensáveis na formação do feto. A jovem conta que, quando passou pela retirada dos ovários, a mãe dela tomou uma atitude que, na época, lhe pareceu absurda, congelar seus próprios óvulos para que a filha pudesse fazer uma fertilização in vitro no futuro.

Após lidar com tantos traumas, Julia Micaelly passa agora por um momento de muita felicidade. Após três anos de namoro, ela se casou com o jovem José Adolfo. Após a lua de mel, Julia Micaelly e Adolfo pretendem ir juntos para o Paraguai estudar medicina. A jovem pretende se especializar em ginecologia e obstetrícia. Julia Micaelly também usa as redes sociais para falar sobre a puberdade e menopausa precoce de forma leve e clara, sempre alertando para os sintomas desses problemas e sobre a importância de buscar ajuda médica.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp