A Câmara municipal de BH escolheu o vereador Juliano Lopes (Podemos) como o novo presidente da Casa. O processo eleitoral ocorre a cada dois anos, e é necessário obter um mínimo de 21 votos para que uma chapa seja eleita. Juliano Lopes, que ficará à frente da presidência da Casa até o final de 2026, recebeu 23 votos para a chapa 2, enquanto a chapa 1, liderada pelo vereador Bruno Miranda (PDT), obteve 18 votos.
A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Belo Horizonte será composta por Juliano Lopes (Podemos) como presidente, Fernanda Pereira Altoé (Novo) como vice-presidente, Flávia Borja (PP) como segunda vice-presidente, Pablo Almeida (PL) como secretário-geral, Wagner Ferreira (PV) como primeiro secretário, e Wanderley Porto (PRD) como segundo secretário.
Juliano Lopes Lobato, nascido em 1972 e morador da Região do Barreiro, possui formação em Educação Física, licenciatura plena e bacharel, além de pós-graduação em Gestão Pública de Projetos Sociais. Conhecido por seu trabalho em prol da saúde, educação e esportes, Lopes é presidente da Comissão de arbitragem da Federação Mineira de Futebol e ex-árbitro da FMF e CBF.
Com mais de 180 projetos de lei voltados para a garantia dos direitos dos belo-horizontinos, Juliano Lopes defende a educação pública de qualidade e atua na fiscalização e cobrança de melhorias nos equipamentos públicos. Ele foi eleito pela primeira vez em 2013 e reeleito para seu quarto mandato, após receber 9.328 votos.
A composição da Câmara Municipal de Belo Horizonte é formada por 41 vereadores, sendo a maioria homens brancos. O Partido Liberal (PL) detém a maior bancada, com seis vereadores, seguido pelo Partido dos Trabalhadores (PT), com quatro. A nova legislatura conta com 12 vereadoras, representando 29,2% do total.
O prefeito Fuad Noman (PSD) e seu vice, Álvaro Damião (União), tomaram posse em cerimônia na Câmara Municipal de Belo Horizonte, após vencer as eleições de 2024 com 53,73% dos votos válidos. Noman enfrentará desafios nas áreas da saúde e mobilidade urbana, buscando superar problemas e promover o desenvolvimento da cidade. O Diário do Estado parabeniza Juliano Lopes pela eleição como presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte e deseja sucesso em sua gestão.