Artilheiro na base, Júlio Fidelis rouba a cena com jogo ofensivo e ganha pontos no Fluminense
Lateral recebeu a missão de substituir Samuel Xavier e foi um dos melhores em campo no empate com o Bahia
Bahia 3 x 3 Fluminense | Melhores Momentos | 19ª rodada | Brasileirão 2025
[https://s04.video.glbimg.com/x240/13830067.jpg]
A escalação do Fluminense
[https://ge.globo.com/futebol/times/fluminense/] que empatou por 3 a 3 com o Bahia, na Arena Fonte Nova, no último sábado, contou com um novo nome de Xerém que chamou a atenção dos tricolores: o lateral-direito Júlio Fidelis.
O jovem de 18 anos fez apenas o segundo jogo da carreira no time profissional — o primeiro no Brasileirão e a nível do mar — e correspondeu. Foi um dos melhores em campo, destacando-se pela veia ofensiva.
Pelo lado dele nasceram os lances mais perigosos do time no primeiro tempo, e de seus pés saiu o cruzamento para Cano empatar. A primeira assistência no time de cima foi recompensada com elogios do técnico Renato Gaúcho.
— Eu falo para os meus jogadores: estejam preparados, independente da posição. Coloquei dois garotos para jogar hoje (Júlio Fidelis e Davi Schuindt). Dois garotos dentro da Fonte Nova, contra o Bahia. E os garotos foram muito bem. Nós colocamos mais dois jogadores no grupo. Então, só tirei coisas boas hoje — afirmou o treinador, na coletiva após a partida.
Júlio Fidelis conduz a bola contra a marcação de Kayky em Bahia x Fluminense — Foto: Marcelo Gonçalves/ Fluminense FC
Mas só quem não acompanha as divisões de base tricolores se surpreendeu com a qualidade do garoto no ataque. São sete gols na atual temporada do sub-20, mesmo atuando sempre como lateral-direito na linha de quatro.
Dois deles valeram classificações na Copa São Paulo de Futebol Júnior, no começo do ano. Marcou na segunda fase contra o CRB e na terceira contra o Água Santa.
Aos 12 min do 1º tempo – Gol do Fluminense! João Fidélis desvia de cabeça após cobrança de [https://s02.video.glbimg.com/x240/13253085.jpg]
Natural de Macaé (RJ), Júlio Fidelis chegou ao Fluminense em 2015, quando tinha 9 anos, chamado para testes após se destacar no Projeto Guerreirinhos. O lateral esteve na categoria sub-16 em 2022 e fez parte do elenco que conquistou quatro títulos na temporada: o Torneio Guilherme Embry e, na excursão pela Europa, a Scopigno Cup (Itália), a Geneva Cup (Suíça) e a Heemskerk Cup (Holanda).
Inicialmente, o lateral-direito jogava como meia e foi recuando para a lateral, integrando a mesma geração de Esquerdinha e Kauã Elias. A estreia no profissional foi contra o GV San José, em La Paz, na Bolívia, pela Copa Sul-Americana.
Convocado diversas vezes para a seleção brasileira de base, o jovem firmou vínculo até 2027 e passou a ter multa rescisória de € 50 milhões (R$ 278,3 milhões na cotação atual).