Jum Nakao é o mentor da 2ª edição do Senac Fashion School

Jum Nakao: Designer é responsável pelo desfile a

O Senac Goiás lança nesta terça-feira, 4, das 9h às 11h, no auditório da Fecomércio, em Goiânia, mais uma edição do Senac Fashion School, um curso de Planejamento e Criação de Coleção de Moda no qual 20 alunos desenvolverão uma coleção completa com orientação e mentoria do designer e diretor de criação brasileiro e neto de japoneses, Jum Nakao. No final, os alunos participarão de um desfile na 3ª edição da Amarê Fashion – Semana da Moda Goiana.

O mentor desta 2ª edição, Jum Nakao, tem mais de 40 anos de projeção no mercado e é mundialmente reconhecido por seus trabalhos nas mais diversas áreas. Assinou coleções para empresas como: Nike, Zoomp, Carmim, Viva Vida, Nutrisport, Isetan Mitsukoshi, Du Pont entre outras. Seu desfile “A Costura do Invisível” é considerado um dos maiores desfiles do século pelo Museu de Moda de Paris e o desfile da década pelo São Paulo Fashion Week.

Na cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos em Londres 2012, Jum Nakao é o Designer da Cerimônia de Apresentação do Brasil. A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, responsável pelo Oscar também delegou a Jum Nakao uma instalação inspirada no filme “Marie Antoinette” de Sofia Coppola. Jum é referência nas mais importantes publicações sobre Moda e Design do Mundo e sua obra integra acervos Internacionais de Museus de Arte e Moda.

Jum desenha móveis, roupas, espaços; dirige criação de filmes, eventos, espetáculos; realiza palestras, workshops, exposições e mostras, pelo país e no exterior. É referência nas mais importantes publicações sobre Moda e Design do Mundo e sua obra integra acervos Internacionais de Museus de Arte e Moda. Em sua produção, Jum Nakao é capaz de conciliar os recursos da tecnologia digital à sofisticação de peças únicas confeccionadas à mão, como o encontro em clima de suspense e contos de fadas, da elaborada moda do século XIX com o universo lúdico dos bonecos Playmobil.

Em 2021, lançou Pílulas, um projeto de inclusão e capacitação on-line nas redes sociais para resgatar e valorizar as manualidades, a arte singela da costura, da modelagem, do figurino de grandes produções e espetáculos em vidas reais. O profissional explica que o objetivo principal do trabalho nesta segunda edição do Senac Fashion School será valorizar a cultura e o regional por meio da valorização do trabalho de artesãos goianos.

“Queremos agigantar o que existe de saberes, conhecimentos e técnicas e tudo que é de valor e está sendo esquecido e trocado. Queremos fazer com o que realmente valha a pena viva e sobreviva. Apenas lucro nos faz esquecer o que é fundamental. Os alunos precisam se entender como meio e quem aparece no final será a capacidade deles de costurar uma obra”, destaca Jum.

“A indústria da moda desempenha um papel significativo em nossa economia e no desenvolvimento regional, gerando movimentação financeira expressiva anualmente. Pensando nisso, o Senac Fashion School proporcionará aos nossos alunos uma oportunidade valiosa de aprendizado prático com um dos maiores nomes da moda no Brasil”, afirma o presidente do Sistema Fecomércio, Sesc e Senac, Marcelo Baiocchi.

O diretor regional do Sesc e Senac Goiás, Leopoldo Veiga Jardim, frisa o comprometimento do Senac em cumprir a missão de ensinar e preparar os alunos. “Estamos entusiasmados em realizar mais uma edição do Senac Fashion School. Reconhecemos a importância de investir no conhecimento e desenvolvimento das habilidades de nossos alunos por meio de uma mentoria especializada e renomada. Esperamos que os participantes aproveitem cada segundo, pois será uma experiência única”, finaliza.

Senac Fashion School

O Senac Fashion School é um curso de Planejamento e Criação de Coleção de Moda. Na primeira edição foram contemplados 15 alunos. Para proporcionar conhecimento a mais pessoas, em 2024 o Senac ampliou o número de vagas para 20 inscritos. Com carga horária de 60 horas, no final a turma participará da realização de um desfile na 3ª edição da Amarê Fashion – Semana da Moda Goiana. As aulas começam nesta quarta-feira, com uma visita ao espaço cultural Sertão Negro Ateliê Escola de Artes.

Todo o processo de aprendizagem será supervisionado por Jum Nakao, que realizará consultorias para o desenvolvimento dos looks dos alunos em três momentos distintos. Todo o processo de aprendizagem, criação, confecção e desfile será registrado em um documentário que será lançado no último dia da Amarê Fashion.

As aulas do Senac Fashion School acontecerão na Faculdade Senac. A turma passará por todas as etapas de criação e desenvolvimento de uma coleção. Aulas específicas, visitas culturais e imersões acontecerão em diversos locais pré-selecionados.

SERVIÇO:
Lançamento do 2º Senac Fashion School
Data: 04/06 (terça-feira)
Horário: 9h às 11h
Local: Auditório da Fecomércio (Av. 136, nº 1084 – St. Marista, Goiânia)

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Governo de Goiás finaliza a instalação de Gabinetes de Crise em 13 unidades de saúde em Goiânia

O acompanhamento das informações coletadas nos Cais, Ciams e UPAs fundamenta as atividades do Gabinete Central. Os resultados já são perceptíveis, com a diminuição da espera por leitos de internação.

Na última segunda-feira (02/11), o Governo de Goiás, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), em colaboração com a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia, finalizou a instalação de mais 12 Gabinetes de Crise. Esses gabinetes têm como objetivo monitorar e aprimorar os atendimentos nas unidades de saúde da capital, com ênfase na gestão dos leitos de internação do Sistema Único de Saúde (SUS), especialmente nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

Além do gabinete já existente na UPA da Região Noroeste, as novas instalações ocorreram nos Cais Chácara do Governador, Vila Nova, Parque Amendoeiras, Jardim Novo Mundo, Campinas, Finsocial, Cândida de Moraes e Bairro Goiá; nos Ciams Urias Magalhães e Novo Horizonte; e nas UPAs Jardim América e Jardim Itaipu, totalizando 13 unidades.

“Desde domingo, notamos um aumento na agilidade para a liberação de vagas de UTI e enfermaria”, afirmou o subsecretário de Políticas e Ações em Saúde, Luciano de Moura Carvalho, referindo-se aos dados coletados nas 13 unidades até o momento. Ele destacou que a média de pacientes aguardando por leitos de enfermaria em Goiânia diminuiu de 150 para 60. “Em alguns momentos, não havia pacientes esperando por UTI”, lembrou.

Inspirada na estrutura dos Gabinetes de Crise que foram estabelecidos para combater a Dengue em 200 municípios, a SES-GO criou uma estrutura semelhante, que opera continuamente para gerar dados essenciais para a gestão eficiente do acesso aos leitos de internação. Isso é realizado por meio de um painel que reúne informações das unidades municipais, incluindo o número de pacientes atendidos, aqueles aguardando leitos de enfermaria e UTI, escalas médicas e de enfermagem, além de dados sobre altas e óbitos, recursos humanos, entre outros. Essas informações são enviadas ao nível central para permitir decisões rápidas e descentralizadas.

“O Gabinete de Crise em cada uma das nossas unidades de urgência e emergência é fundamental para que os técnicos das duas secretarias, os médicos responsáveis pela assistência (RTs) e os gestores das unidades analisem a realidade de cada local, identifiquem os problemas que precisam ser solucionados e assegurem uma assistência de qualidade ao paciente”, explicou a secretária de Saúde de Goiânia, Cynara Mathias.

Ações emergenciais

Estabelecido na quinta-feira (28/11), o Gabinete de Crise Central é formado por representantes das secretarias de saúde do Estado e de Goiânia, além da equipe de transição do prefeito eleito da capital, Sandro Mabel. Este gabinete tem como principal objetivo monitorar a situação da saúde pública, planejar, estruturar, mobilizar e coordenar ações para superar a atual crise enfrentada no município.

Além disso, o Gabinete está atuando na abertura de outros 40 novos leitos de UTI – dos quais 20 já estavam disponíveis na semana passada no Hospital Rui Azeredo, em Goiânia, com financiamento do Governo de Goiás. Os 20 leitos restantes serão inaugurados no Hospital Estadual Ronaldo Ramos Caiado Filho (Heal), localizado em Águas Lindas.

“Reconhecemos que pacientes do interior também utilizam os leitos da capital, o que torna essencial essa força-tarefa e essa colaboração entre a SES-GO e a SMS de Goiânia, com o suporte do Ministério Público e do Corpo de Bombeiros, para que possamos encontrar soluções rápidas e imediatas para essa crise. Nosso objetivo é salvar vidas, garantindo acesso ágil aos leitos de UTI e enfermaria. A meta é que nenhum paciente aguarde mais de 24 horas por uma vaga de UTI ou enfermaria nessas unidades”, concluiu Luciano Carvalho.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp