SÃO PAULO (SP) — A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta para chuvas intensas e rajadas de vento que devem ocorrer entre esta quarta-feira (9) e quinta-feira (10). Esse fenômeno é resultado da formação de instabilidades que causarão pancadas de chuva moderadas a fortes em várias regiões do interior paulista, acompanhadas de raios e possibilidades de queda de granizo em locais isolados.
A previsão indica que os temporais terão maior intensidade na faixa leste do estado. Em São José do Rio Preto, por exemplo, são esperados acumulados de chuva de até 70 milímetros, além de rajadas de vento variando entre 40 km/h e 65 km/h.
Outras regiões, como Sorocaba, Itapeva, Bauru, Marília, Presidente Prudente e Araçatuba, devem registrar volumes de chuva entre 20 mm e 40 mm, enquanto as rajadas de vento ficarão abaixo dos 40 km/h.
Para ajudar a mitigar riscos durante o período de instabilidade, a Defesa Civil recomenda algumas precauções: evite áreas com alagamentos e não tente atravessar vias alagadas, mantenha distância de árvores e estruturas que possam ser afetadas pelos ventos fortes, atente-se a sinais de deslizamento em encostas e morros, e motoristas devem reduzir a velocidade e aumentar a distância em relação aos outros veículos.
Em caso de emergência, a população pode entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 ou com o Corpo de Bombeiros pelo número 193. Para receber alertas meteorológicos via SMS, basta enviar uma mensagem com o CEP da residência para 40199.
Em Jundiaí, a Defesa Civil local também alerta para a possibilidade de pancadas de chuva de moderada a forte intensidade, com raios e rajadas de vento. A temperatura deve variar em torno dos 13ºC. A previsão para os próximos dias é a seguinte: na quarta-feira, instabilidades estão previstas, com chances de temporais em áreas isoladas; na quinta e na sexta-feira, a expectativa é de pancadas de chuva moderadas a fortes; e no sábado, o tempo deve melhorar, com aumento da presença do sol entre nuvens.



