Junho fecha com reajuste no preço do combustível; veja como fica

A partir desta quinta-feira, 29, a gasolina e o etanol vão ficar mais caros. O reajuste nos combustíveis acontecerá devido ao retorno da cobrança dos impostos federais de Programa de Integração Social e de Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (PIS/Cofins) sobre o preço dos combustíveis, podendo afetar diretamente o valor final que chega até os consumidores.

De acordo com as estimativas da Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom), a volta da tributação pode resultar em um aumento de R$ 0,34 por litro de gasolina e de R$ 0,22 no etanol.

No ano passado, a cobrança do PIS/Cofins sobre os combustíveis deixou de ser feita, mas em março o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou a cobrança parcial dos tributos. Em termos gerais, a reoneração total deve acontecer até o dia 1º de julho.

Em Goiânia, entretanto, o reajuste já passa a vigorar nesta quinta-feira, 29. “Os postos que adquirirem combustível hoje, por exemplo, já vão perceber o reflexo da cobrança dos impostos”, explica o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo no Estado de Goiás (Sindiposto), Márcio Andrade.

Segundo Andrade, a medida provisória que retirou a cobrança dos impostos federais do preço dos combustíveis foi editada em fevereiro e tem validade de 60 dias, tendo sido prorrogada por mais 60, conforme ato previsto em lei. “Para entrar em vigor, essa medida precisa ser votada. Como não foi, os seus efeitos foram ‘cancelados’. Ou seja, a medida provisória vigorou até ontem, então a partir de hoje deixou de ter valor e eficácia, fazendo com que os impostos voltem a ser cobrados”, explica.

Preço nas bombas

Apesar da volta dos impostos a serem somados no valor final da gasolina e do etanol, o reajuste nas bombas depende dos postos.  Os estabelecimentos têm autonomia para definirem os preços cobrados dos clientes, mas os repasses costumam ser rápidos, quando há aumento no valor.

Márcio reforça que a cadeia é livre, portanto cada empresário define quando, como e se o repasse dos reajustes serão feitos. A Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes (Fecombustíveis) avalia que para um efeito reverso, a iniciativa  deve partir do governo federal.

“Caso não haja nenhuma iniciativa em sentido contrário, os impostos federais integrais serão somados à composição de preços, cuja cobrança terá reflexo para distribuição e revenda e, consequentemente, poderá impactar o consumidor final”, afirma.

Após um mês do anúncio da Petrobras sobre a redução dos valores dos combustíveis, o consumidor se depara com este novo reajuste. A estatal havia deixado de reajustar os preços baseado no mercado internacional e cotação do dólar e assim, os valores chegaram menores para as distribuidoras.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Caiado e primeira-dama celebram avanços e reforçam compromisso com o Estado

Em uma mensagem especial divulgada nas redes sociais nesta terça-feira, 24, o governador Ronaldo Caiado e a primeira-dama Gracinha Caiado celebraram as conquistas de 2024 e reafirmaram o compromisso de continuar transformando Goiás em um estado modelo para o Brasil.

O casal destacou os avanços em diversas áreas e agradeceu a confiança da população, refletida na expressiva aprovação da gestão do governador, que alcançou 88%, o maior índice entre os governadores do país. “E não vamos nos acomodar. Em 2025, vamos ainda mais longe”, garantiu Caiado.

Enfatizando o espírito natalino de união, esperança e fé, Caiado iniciou a mensagem com um agradecimento: “Gracinha e eu estamos aqui hoje para agradecer a Deus por tantas bênçãos, por cuidar de nossa família e nos permitir cuidar da família de cada um dos 7 milhões de goianos”, enalteceu.

Crescimento e desenvolvimento do Estado

Gracinha celebrou o contínuo crescimento do Estado em todas as áreas. “O trabalho que iniciamos em 2019 não apenas se consolidou, mas superou todas as expectativas. Goiás hoje é o estado número 1 do Brasil. Juntos, alcançamos resultados que ficarão marcados na história”, afirmou. Ela, que também é coordenadora do Goiás Social, citou a liderança do estado na redução da pobreza e na geração de empregos, com a renda dos goianos superando a média nacional. “Goiás cuida de quem mais precisa e cria condições para que as pessoas possam melhorar de vida”, declarou Gracinha.

Caiado mencionou alguns dos principais feitos da atual gestão. “Goiás tem hoje a melhor educação do Brasil, ocupando o primeiro lugar no Ideb. O Programa Bolsa Estudo fez Goiás ser o estado que mais reduziu a evasão escolar. Avançamos na regionalização da saúde, com oito novos hospitais, seis policlínicas e mais leitos de UTI em todas as regiões. Continuamos sendo o estado mais seguro do Brasil e somos o estado número um em transparência, isso é respeito ao dinheiro público”, elencou.

Complexo Oncológico de Referência

Goiás estado modelo

Sobre o Complexo Oncológico de Referência do Estado de Goiás (Cora), Caiado evidenciou que começará a funcionar no primeiro semestre do ano que vem. “O primeiro hospital público para tratamento de câncer infantil está se tornando realidade. Em março de 2025, o corpo clínico começa a se instalar e fazer os primeiros atendimentos”, projetou.

Natal do Bem e Festividades

Gracinha destacou o sucesso do Natal do Bem. “Goiás tem hoje o maior Natal gratuito do Brasil, uma festa mágica que traduz o verdadeiro sentido natalino. Também entregamos meio milhão de brinquedos, trazendo mais alegria às crianças de todos os 246 municípios do estado”, lembrou a coordenadora do Goiás Social.

“Agradecemos a cada um que esteve conosco e reafirmamos o compromisso de continuar trabalhando juntos por nosso querido estado de Goiás”, completou Caiado. O casal declarou que as festividades de fim de ano trazem união entre as famílias, amor e fé. “Que o Espírito de Natal nos inspire a sonhar mais, fazer mais e realizar mais”, conclamou Gracinha. “Um feliz Natal e um ano novo abençoado”, disseram.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp