Junho Lilás alerta sobre a importância do teste do pezinho em recém-nascidos

Junho Lilás alerta sobre a importância do teste do pezinho em recém-nascidos: em 2023, as três maternidades da Prefeitura de Goiânia realizaram, juntas, mais de 6,7 mil testes

O mês de junho, denominado Junho Lilás, destaca-se pela conscientização sobre a importância do teste do pezinho. No dia 6 é celebrado o Dia Nacional do Teste do Pezinho, instituído pela Lei nº 11.605/2007, com o objetivo de informar a população sobre o Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN).

A coordenadora médica da pediatria do Hospital e Maternidade Dona Iris (HMDI), Fabiana Calaça, explica que a Triagem Neonatal Biológica (TNB), popularmente conhecida como teste do pezinho, nas maternidades municipais de Goiânia é realizada no leito após 48 horas de vida do bebê. Em 2023, as três maternidades da Prefeitura de Goiânia realizaram, juntas, mais de 6,7 mil testes, reafirmando a relevância desse exame para a saúde dos recém-nascidos.

“A coleta de sangue do calcanhar permite identificar doenças graves como hipotireoidismo congênito, fenilcetonúria e hemoglobinopatias. É um exame simples, de fácil execução, crucial para a prevenção de sequelas, inclusive intelectuais, e até óbitos, caso as doenças diagnosticadas não sejam tratadas a tempo”, destaca Fabiana Calaça.

A médica explica que, caso o resultado apresente alterações, é solicitada uma recoleta pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), que entra em contato com a mãe e com o local de coleta do teste. “Se o recém-nascido tiver alta antes de coletar, é dado o pedido para a mãe retornar à unidade e fazer a coleta ou ir até o posto de saúde mais próximo de sua residência para fazer o teste em até 7 dias de vida do bebê”, esclarece Fabiana.

Fabiana destaca que o Dia Nacional do Teste do Pezinho visa conscientizar a população brasileira sobre os objetivos do Programa Nacional de Triagem Neonatal, incorporado ao SUS em 1992, que busca realizar ações preventivas como diagnóstico precoce, tratamento e acompanhamento médico de doenças graves para evitar deficiências e até mesmo a morte dos recém-nascidos no país.

Obrigatoriedade
Em 2021, a Lei nº 14.154 ampliou para 50 o número de doenças raras que podem ser diagnosticadas pelo Teste do Pezinho, reforçando a necessidade de sua realização, que é obrigatória no Brasil. Entre as principais doenças identificadas pelo teste estão fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, doenças falciformes, fibrose cística, hiperplasia adrenal congênita e deficiência de biotinidase.

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Bancada do Piauí formaliza apoio a Hugo Motta na sucessão da presidência da Câmara

Sucessão na Câmara: bancada do Piauí formaliza apoio a Hugo Motta

Apoio foi confirmado nesta sexta (22/11), em Teresina (PI), com a presença de
Motta e do governador do estado, Rafael Fonteles (PT)

A bancada de deputados federais do Piauí formalizou nesta sexta-feira (22/11), em Teresina, o apoio ao candidato à presidência da Câmara Hugo Motta (Republicanos-PB) [https://www.diariodoestado.com/tag/hugo-motta]. O estado tem 10 parlamentares na Casa.

O evento ocorreu no Palácio de Karnak, com a presença de Motta; do governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT); e do líder do PP na Câmara, Doutor Luizinho (RJ).

Durante a cerimônia, Motta destacou que sua candidatura busca promover o diálogo com todos os partidos, contrapondo-se ao radicalismo político. “Queremos uma candidatura que tenha a capacidade de unir os partidos, uma candidatura da convergência. Por isso, nós buscamos o diálogo com os demais partidos, inclusive com os outros parlamentares que também tinham a pretensão legítima de presidir a Casa, para o Poder Legislativo sinalizar, num momento de tanto radicalismo, de maturidade política”, afirmou o parlamentar.

Motta conta com o apoio do atual presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) [https://www.diariodoestado.com/tag/arthur-lira]. Considerado o franco favorito, o parlamentar conseguiu convencer o PSD e o União Brasil a desistirem de seus candidatos em favor do seu nome. Elmar Nascimento (União-BA) e Antonio Brito (PSD-BA) retiraram suas candidaturas neste mês para apoiarem Motta.

Atualmente, apenas três partidos da Casa não estão alinhados com o deputado: Avante, PSol e Novo.

Receba as últimas notícias do Diário do Estado no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Acesse o canal de notícias no Telegram [https://t.me/diariodoestadourgente].

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp