Junho Vermelho: Araújo Jorge tem queda no fluxo de doação de sangue

No mês de junho o Hospital de Câncer Araújo Jorge (HAJ) deve enfrentar um dos  maiores desafios dos últimos meses: aproveitar o Junho Vermelho e aumentar as ações para sensibilizar a população sobre a importância da doação de sangue. Desde o começo da pandemia de Covid-19, o Banco de Sangue da unidade não enfrentava um período tão complicado. 

A combinação da queda no fluxo de doadores e o aumento do número de cirurgias, o que, consequentemente, representa a uma maior necessidade de transfusões, resultou na  criticidade no nível dos estoques, que é preocupante quando se trata dos bancos de sangue de hospitais oncológicos, como o HAJ. Isso porque diferente dos tradicionais, as unidades não trabalham com os chamados períodos sazonais. “Precisamos de sangue durante o ano inteiro porque durante 365 dias lutamos contra o câncer”, informa a biomédica e supervisora técnica do Banco de Sangue do HAJ, Aline Fernanda. 

O último levantamento aponta que os estoques de sangue dos tipos B+, O+, O -, AB + , B – e AB – estavam particularmente baixos. O cenário fica mais alarmante quando se considera que das 160 pessoas atualmente internadas no HAJ, estima-se que 45 façam uso diário do sangue armazenado no local. Apenas no Setor de Hematologia, 90% dos pacientes precisam, em algum momento, de transfusão sanguínea.

A preocupação é que, no futuro, o HAJ necessite adotar medidas preventivas, como a suspensão temporária de cirurgias eletivas. “O principal risco deste cenário seria o comprometimento da assistência”, explica Aline.

Segurança

De acordo com a biomédica, os postos de coleta estão seguindo todas as orientações sanitárias para garantir a segurança do doador. Os atendimentos estão sendo realizados mediante agendamento, com uma distância segura entre os doadores e depois de uma triagem ainda mais criteriosa. 

“Durante a entrevista que antecede a doação de sangue, avaliamos o estado de saúde do doador, visando à proteção de sua saúde e da saúde do receptor. Desde os primeiros casos de Covid-19, estamos investigando também qualquer mínimo sintoma relacionado ao novo coronavírus”, informa Aline.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Homem é preso por incendiar viatura da PM em Goiânia

Na última quarta-feira, 20, um homem foi preso após provocar um incêndio em uma viatura da Polícia Militar (PM) em Goiânia. O incidente ocorreu na Vila Mutirão, uma região da cidade, mas foi divulgado apenas nesta quinta-feira, 21.

De acordo com as informações, o suspeito utilizou gasolina para atear fogo no veículo, deixado ao lado do carro o galão utilizado para transportar o líquido. Ele confessou o crime logo após ser detido pela polícia.

Em depoimento, testemunhas informaram ter visto o detido comprando combustível em um local próximo onde a viatura estava presa. Câmeras de segurança mostram quando o suspeito sai do local em uma bicicleta.

O suspeito foi encontrado horas depois em uma oficina mecânica no Jardim Colorado, também na capital.

Em nota, a PM informou que a situação foi controlada pelos policiais que estava próximo ao local. O detido, que possuía mandado de prisão em aberto pelo crime de roubo, foi preso em flagrante por dano qualificado.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos