Press "Enter" to skip to content

Junto a dinheiro, cães em situação de maus-tratos são resgatados, em São Paulo

Última atualização 14/04/2022 | 17:46

Uma operação da Polícia Civil e da Guarda Civil Municipal de São Paulo resgatou mais de 134 cães da raça Spitz Alemão em situação de maus tratos, em Limeira, interior paulista. Os cães estavam em um canil clandestino que funcionava em um condomínio fechado. No local também foi encontrado cerca de R$ 33 mil em espécie, o delegado que investiga o caso informou que o dinheiro foi encontrado entre vacinas vencidas dentro de uma geladeira da casa, o delegado também informou que o valor encontrado pode ser do comércio dos animais resgatados.

Segundo informações dadas pelo delegado Leonardo de Oliveira Luiz, titular da Delegacia de Investigações Gerais de Limeira (DGI), a operação foi desencadeada após denúncias feitas por vizinhos da residência, devido ao mau cheiro e à abundância de moscas.

Segundo o delegado, a equipe da PC, apoiada pelo Pelotão Ambiental da GCM encontrou os animais espalhados por vários cômodos da residência. Muitos dos cães encontrados estavam em gaiolas e sem alimentação delegada. Também foram encontrados medicamentos veterinários sem receituário e com prazo de validade vencido.

Os donos da casa que mantinham o canil clandestino foram detidos ao chegarem no local, enquanto a operação estava em andamento. Em seus depoimentos o casal negou as acusações de maus-tratos, porém, segundo o delegado, eles irão responder por crime ambiental, já que laudos técnicos do Centro de Zoonoses atestaram as más condições de higiene, acomodação e alimentação dos animais.

Após o resgate dos animais cinco ONGs de Limeira e de cidades da região foram acionada para acolher os animais. Segundo o presidente da Associação Limeirense de Proteção aos Animais (Alpa), os cães estão passando por avaliação veterinária. Entidades de proteção animal entraram na justiça para pedir para se tornarem depositárias dos cães resgatados.