Justiça aceita denúncia contra Pedro Turra por homicídio doloso; adolescente morre após agressão, ex-piloto fica preso

justica-aceita-denuncia-contra-pedro-turra-por-homicidio-doloso3B-adolescente-morre-apos-agressao2C-ex-piloto-fica-preso

Justiça aceita denúncia contra Pedro Turra por homicídio doloso; adolescente
morreu 16 dias após ser agredido por ex-piloto no DF

Pedro Turra cumpre prisão preventiva na Papuda desde o último dia 2.
Manifestação do MPDFT indica premeditação em briga que ocasionou na morte de
Rodrigo Castanheira, de 16 anos.

Justiça nega habeas corpus e mantém prisão de Pedro Turra

A Justiça do Distrito Federal aceitou a denúncia do Ministério Público contra o
ex-piloto Pedro Arthur Turra Basso, de 19 anos, por homicídio doloso, nesta sexta-feira (13). A informação foi confirmada ao DE pelo Ministério Público.

Pedro Turra agrediu Rodrigo Castanheira, de 16 anos, em 23 de janeiro em Vicente Pires, no Distrito Federal. O adolescente morreu após 16 dias internado em estado gravíssimo.

Na quarta-feira (11), o MP denunciou Pedro Turra por homicídio doloso qualificado por motivo fútil, pois a agressão contra Rodrigo aconteceu em uma briga após um cuspe. A manifestação do MPDFT indica ainda premeditação em briga que ocasionou na morte de Rodrigo.

Com a denúncia aceita pela Justiça, Pedro Turra se torna réu em uma ação penal. O processo segue com a apresentação da defesa dos acusados e a fase de produção de provas, até a realização do julgamento com a sentença.

Pedro Turra cumpre prisão preventiva no Centro de Detenção Provisória (CDP), no Complexo Penitenciária da Papuda, desde 2 de fevereiro. Na tarde desta quinta (12), o Tribunal de Justiça do DF negou seu pedido de habeas corpus.

Com a morte de Rodrigo, o MP reclassificou o crime cometido por Pedro Turra, inicialmente investigado como lesão corporal gravíssima, para homicídio. Além da condenação criminal, o MP pediu que Pedro Turra seja obrigado a pagar R$ 400 mil por danos morais à família da vítima.

A defesa do ex-piloto Pedro Turra disse que não vai se manifestar sobre a denúncia. Já a defesa do adolescente Rodrigo Castanheira alega que o soco dado por Pedro Turra foi a causa da morte. Ao DE, a Polícia Civil disse que foi solicitado à defesa de Rodrigo que seja feito um pedido formal para que o médico do Instituto Médico Legal (IML) analise se as lesões são compatíveis ou não ao apresentado pelo laudo médico.

A Polícia Civil também apura outras quatro denúncias envolvendo o piloto, incluindo agressões anteriores que vieram à tona após a repercussão do caso. São elas: a agressão em janeiro contra o adolescente de 16 anos; uma briga em uma praça de Águas Claras, em junho de 2025 (registrada naquele mês); a denúncia de uma jovem que afirma que Pedro a forçou a ingerir bebida alcoólica e torturou ela com um taser, quando ela ainda era menor de idade; e a agressão contra um homem de 49 anos em uma briga de trânsito.

Leia mais notícias sobre a região no DE.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp