Press "Enter" to skip to content

Justiça alemã inocenta goianas após troca de malas em aeroporto

Última atualização 19/12/2023 | 12:56

O Ministério Público da Alemanha encerrou as investigações contra as goianas que foram presas em março após terem suas malas trocadas no aeroporto por bagagens com drogas. Kátyna Baía e Jeanne Paolini ficaram detidas no país europeu por um mês em uma prisão em Frankfurt. 

Apesar de elas terem sido liberadas um mês depois, as investigações continuaram até a última sexta-feira, 15. Com base nas investigações do Ministério Público da Alemanha, as goianas foram absolvidas das acusações de tráfico de drogas. 

Segundo a defesa das goianas, elas entrarão com um processo, no próximo mês, para solicitar indenização pelo tempo de detenção injusta. De acordo com a advogada Chayanne Kuss, a lei alemã determina multa de 75 euros por dia de prisão. Com o período que ficaram presas, a multa pode chegar a 2.850 euros, em reais equivale a R$ 15,3 mil.

Relembre o caso

No dia 5 de março de 2023, a empresária Kátyna, de 44 anos, e a sua esposa Jeanne, uma veterinária de 40 anos, estavam viajando de Goiânia para Frankfurt, com conexão em Guarulhos. A intenção era passear juntas por alguns países da Europa, mas o sonho logo se tornou um pesadelo. Assim que desembarcaram na Alemanha, as goianas foram presas por tráfico internacional de drogas.

A Polícia Federal (PF) deflagrou uma operação com investigações de traficantes que levam cocaína para a Europa ao utilizar bagagens de passageiros inocentes. Seis pessoas foram presas.