Justiça autoriza retomada de aulas em Goiânia

Nesta quinta-feira, 22, a Justiça autorizou, nesta quinta-feira que escolas particulares de ensino fundamental retornem às aulas presenciais em Goiânia. O liminar foi concedido pela juíza da 1ª Vara da Fazenda Pública Estadual de Goiânia, Lívia Vaz da Silva.

A liminar atende o pedido de cerca de 30 estabelecimentos de ensino, que se propõem a retomar as atividades de forma híbrida, mesclando ensino remoto e presencial. 

A juíza argumentou que as crianças menores de 12 tiveram entradas liberadas em estabelecimentos que circulam muitas pessoas, não tendo justificativa para proibir alunos do ensino fundamental de retornarem às aulas.

Outros argumentos foram que as atividades presenciais das unidades de ensino estão sendo suspensas, enquanto outras consideradas não-essenciais já foram liberadas pelo Governos Estadual e Municipal, como bares, casa de shows, comércio na região da Rua 44, shoppings, entre outros.

Foi apontado que as instituições estão com prejuízos econômicos devido aos setes meses de suspensão das aulas presenciais.

A juíza determinou que as escolas provideciem assepsia e que tenham cuidado extremo para que se evite ao máximo a proliferação do coronavírus, seguindo os protocolos editados pela Secretaria Municipal Goiânia e da Secretaria de Saúde do Estado de Goiás.

Ela recomenda que seja mantido mantido o distanciamento de pelo menos dois metros, entre uma cadeira e outra, a utilização de máscaras, álcool em gel, ventilação das salas, horários para higiene frequente e esterilização de objetos e ambientes.

Foto: Reprodução

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos