Justiça condena ex-prefeito de Pires do Rio e empresários por improbidade

A Justiça de Goiás emitiu uma sentença condenatória relacionada à Operação Tarja Preta, que desvendou esquema de venda fraudulenta e superfaturada de medicamentos e equipamentos hospitalares em municípios goianos. O ex-prefeito de Pires do Rio, Luiz Eduardo Pitaluga Cunha, juntamente com os empresários Edilberto César Borges e Milton Machado Maia, além do advogado Tomaz Edilson Filice Chayb, foram declarados culpados por atos de improbidade administrativa.

De acordo com a decisão judicial, os réus terão seus direitos políticos suspensos, ficarão proibidos de realizar contratos com o Poder Público e serão obrigados a pagar multas civis, além de restituir os valores ilicitamente adquiridos.

As empresas envolvidas no esquema, J Médica Distribuidora de Materiais Hospitalares Ltda e Pró-Hospital Produtos Hospitalares Ltda, também enfrentarão as consequências legais. Elas foram condenadas a não poder contratar com o Poder Público e estão sujeitas ao pagamento de multas civis. A sentença foi proferida no dia 4 deste mês, mas ainda pode ser objeto de recurso.

Deflagrada em outubro de 2013, a Operação Tarja Preta revelou a existência do esquema fraudulento em diversos municípios goianos. Após a operação, a Promotoria de Justiça de Pires do Rio iniciou uma ação civil pública por ato de improbidade administrativa, envolvendo tanto pessoas físicas quanto jurídicas.

Investigações do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) apontaram que uma organização criminosa havia se instalado em Goiás, visando a venda fraudulenta, viciada, direcionada e superfaturada de medicamentos, com Pires do Rio sendo um dos municípios afetados. O então prefeito Luiz Eduardo Pitaluga Cunha e o advogado Tomaz Edilson Filice Chayb foram apontados como cúmplices no esquema que lesou o sistema de saúde local.

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos