Justiça considera irregular a doação de área pública para igreja, em Firminópolis

A Quinta Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Goiás acolheu o recurso de apelação feito pelo Ministério Público do estado, para julgar procedente a abertura de ação civil pública que anula a doação de uma área pública municipal de Firminópolis à igreja Videira.

A ação de 2018, proposta pelo promotor Ricardo Lemos Guerra, aponta que a doação foi irregular, pela Lei Municipal nº 1.538/2018. A entidade possuía como responsável o pastor Sérgio Paulo de Morais Cambui, que também é réu na ação.

Para o promotor, a doação de bem público deve atingir uma finalidade pública, o que não seria o caso, que teria beneficiado apenas um grupo. Ele embasa seus argumentos no artigo 19 da Constituição Federal, bem como no artigo 66 da Constituição Estadual e na Lei Orgânica do Município de Firminópolis.

No entanto, o pedido do promotor foi julgado improcedente, e ele interpôs recurso, que agora foi acolhido pelo Tribunal de Justiça de Goiás, sob atuação da procuradora Eliane Ferreira Fávaro. De acordo com a Assessoria de Comunicação do Ministério Público de Goiás, isto significa que a decisão da Justiça confirma a irregularidade na doação.

O DE também questionou se com esta decisão a igreja Videira deve devolver o terreno para a prefeitura de Firminópolis, e a assessoria lembrou que ainda cabem diversos recursos em instâncias superiores da jurisdição.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Goiás lidera crescimento econômico nacional com 3,5% em setembro

Goiás se destacou mais uma vez como o líder do crescimento econômico nacional em setembro, com um aumento de 3,5% na variação mensal, comparado ao mês de agosto. Este crescimento é mais de quatro vezes superior à média nacional, que foi de 0,8% no mesmo período. As informações são do Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR), medido pelo Banco Central e analisado pelo Instituto Mauro Borges (IMB).
 
A atividade econômica goiana também apresentou um significativo avanço interanual, com um crescimento de 4,7% em setembro de 2024 em comparação com o mesmo mês do ano anterior. No acumulado em 12 meses, o avanço goiano foi de 3,8%, enquanto no acumulado do ano, entre janeiro e setembro, o crescimento foi de 2,4%.
 
O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, atribuiu o crescimento observado a investimentos estratégicos e setores em ascensão. “Mais uma vez a economia em Goiás se destaca entre as demais unidades federativas com o índice divulgado. O crescimento observado é fruto de investimentos estratégicos e setores em ascensão que contribuem para o nosso desenvolvimento econômico,” afirmou.
 
O Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR) é um indicador considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB) e é utilizado para monitorar o desempenho da economia em bases mensais. Ele mede a evolução da atividade econômica, considerando dados de setores como indústria, comércio e serviços.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos