Justiça derruba liminar e permite destinação de 30% da Taxa Ambiental em Ubatuba, SP

Justiça derruba liminar que suspendia lei que altera destinação de 30% do valor arrecadado com Taxa Ambiental para outras áreas em Ubatuba, SP

Liminar havia sido concedida na semana passada, um dia após aprovação do projeto. Nesta sexta (27), porém, desembargador derrubou a decisão.

A Justiça derrubou a liminar que suspendia a lei que altera a destinação da verba arrecadada com a Taxa de Preservação Ambiental (TPA) em Ubatuba, no Litoral Norte de São Paulo.

Com a decisão, a Prefeitura de Ubatuba volta a poder utilizar parte do valor em áreas além do Meio Ambiente.

O projeto de lei que autoriza a destinação de 30% do valor arrecadado com a TPA foi aprovado na Câmara Municipal na semana passada. A proposta estabelece que o valor pode ser usado em outras áreas sem necessidade de aprovação do Conselho de Meio Ambiente.

Um dia após a aprovação do projeto, uma decisão liminar determinou a suspensão da lei. Na ocasião, o juiz entendeu que não havia justificativa para a votação de urgência, alegando que o projeto poderia ser discutido depois do recesso parlamentar.

O magistrado também considerou ser imprescindível o debate amplo, além da realização de estudos de impactos financeiros e orçamentários e a participação da sociedade na discussão.

Na decisão desta sexta-feira (27), o desembargador Renato Delbianco atendeu a um recurso da Prefeitura de Ubatuba. Na decisão, ele cita que “a suspensão se deu em função de o projeto de lei não ter sido analisado previamente pela Comissão de Justiça e Redação da Câmara”, mas continua dizendo que “tal análise efetivamente ocorreu”, citando documentos apresentados pela Prefeitura.

Em comunicado, a Prefeitura de Ubatuba afirmou que a decisão do Tribunal de Justiça “está plenamente em conformidade com a Emenda Constitucional” que estabelece a desvinculação de 30% das receitas municipais oriundas de impostos, taxas e multas.

“Essa medida tem como objetivo conferir maior flexibilidade na gestão dos recursos municipais, atendendo às necessidades prioritárias da população”, acrescentou.

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Nova gestão de Tupã: conheça o secretariado da Prefeitura de Presidente Prudente

Com a posse de Tupã, veja como fica o secretariado municipal à frente da Prefeitura de Presidente Prudente

Milton Carlos de Mello ‘Tupã’ (Republicanos) assumiu nesta quarta-feira (1º) o cargo de prefeito de Presidente Prudente (SP) — Foto: Paula Sieplin/TV Fronteira

Após a cerimônia oficial de posse realizada na Câmara Municipal, o prefeito Milton Carlos de Mello “Tupã” (Republicanos) nomeou nesta quarta-feira (1º), já em seu Gabinete no Paço Municipal Florivaldo Leal, os secretários, diretores e assessores que passam a integrar a nova composição da administração pública municipal em Presidente Prudente (SP) [https://g1.globo.com/sp/presidente-prudente-regiao/cidade/presidente-prudente/].

Veja como ficou o secretariado:

– Chefia de Gabinete: Feiz Abbud
– Fundo Social de Solidariedade: Renata Mello
– Secretaria de Administração: Celso Gazola Bondarenko
– Secretaria de Agricultura e Abastecimento: Silvano Barille
– Secretaria de Assistência Social: Ariane Jacinto
– Secretaria de Assuntos Jurídicos e Legislativos: Pedro Anderson da Silva
– Secretaria de Comunicação: Raphael Marquezi
– Secretaria de Cultura: Paulo Sílvio Sanches
– Secretaria de Desenvolvimento Econômico: Tiago Oliveira
– Secretaria de Educação: Karina Gomes
– Secretaria de Esportes: Maria Cristina Madeiral “Tute”
– Secretaria de Finanças: Cadmo Lupércio Garcia
– Secretaria de Meio Ambiente: Wilson Portella Rodrigues
– Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública: Renan Ribeiro
– Secretaria de Obras e Serviços Públicos: João Ganancio
– Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Habitação: Laércio Alcântara
– Secretaria de Saúde: Débora Tiezzi
– Secretaria de Tecnologia: Helton Molina Sapia
– Secretaria de Turismo: Wesley Cotini
– Fundação Inova: José Pascoal Vernilo
– Procuradoria Geral do Município: João David Ferreira Leite
– Serviço de Assistência à Saúde dos Municipiários (Sassom): Carlos Magno Mattos

Lucimar Torres Ribeiro e Cleiton Barbalho também foram empossados como assessores de Gabinete do prefeito.

“Em relação à zeladoria, realmente, essa é a questão, nós ouvimos, nós andamos, durante e após a campanha e, não só a questão da zeladoria, nós temos essa questão, nós vamos resolver, nós vamos apresentar todas as dificuldades, o que nós encontramos na Prefeitura, a situação financeira da Prefeitura, que é muito preocupante. Quando você fala da situação financeira da Prefeitura, nós temos que agregar a Prudenco [Companhia Prudentina de Desenvolvimento] a isso. Então, eu calculo mais ou menos no mínimo uns R$ 50 milhões de dívida de fornecedores com a Prudenco, com impostos, Prudente deve mais de R$ 15 milhões ao INSS [Instituto Nacional do Seguro Social], nós não conseguimos certidões. Então, nós vamos esclarecer isso à população, nós vamos fazer um levantamento da situação atual dos maquinários da Prefeitura, porque nós fomos eleitos para apresentar para a população a realidade, e é isso que nós vamos fazer, trabalhar muito”, disse Tupã em entrevista coletiva.

“Revanchismo não existe, precisamos governar para todo mundo, agora, nós não podemos, e não é dever do prefeito, omitir dados para a população, nós temos que falar qual é a real situação da Prefeitura, que vai ser um ano difícil, muito difícil, e o que nós devemos fazer. Nós desenvolveremos projetos para buscar recursos, ajuda do governo do Estado, do governo federal, dos deputados da nossa região, dos senadores, é uma somatória de esforços, e é para isso que iremos trabalhar. Isso é uma das exigências também que nós já colocamos os secretários a par, não adianta pensar que vai governar a sua pasta somente com recurso próprio, isso não existe, tem que ser criativo”, salientou o prefeito.

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