Justiça determina acolhimento de recém-nascida abandonada em Belford Roxo

justica-determina-acolhimento-de-recem-nascida-abandonada-em-belford-roxo

-se

Após o resgate da recém-nascida encontrada em uma caixa de papelão perto de entulho em Belford Roxo, na Baixada Fluminense, a Justiça determinou que a criança seja acolhida em um abrigo. A bebê foi encontrada por policiais militares do 39º BPM após serem acionados por uma moradora que passava pelo local e estava em uma caixa de papelão em cima de um sofá, na calçada da Avenida Francisco, no bairro Vasco. A decisão foi dada no plantão judiciário e autoriza a transferência da criança quando ela receber alta do Hospital Municipal Adão Pereira Nunes, em Duque de Caxias.

A recém-nascida foi levada para o Hospital Municipal Adão Pereira Nunes, em Saracuruna, onde segue internada. Após receber alta médica, será encaminhada para o Lar da Esperança, conforme determinação do plantão judiciário. A bebê foi encontrada envolvida por uma manta, com roupas limpas e de touca, e os policiais chegaram ao local após um dos agentes ser acionado. A Justiça destacou a situação de risco em que a criança foi encontrada e determinou que o Conselho Tutelar apresente um relatório detalhado em até cinco dias.

Além disso, o hospital onde a bebê está internada na UTI neonatal deve informar o estado de saúde da recém-nascida e os cuidados desde a internação em um prazo de 48 horas. A criança está estável, respirando em ar ambiente, e sob cuidados da equipe médica. Passou por avaliação da equipe de neonatologia e por exame físico, que indicou que teria aproximadamente 1 dia de vida, pesando 3.570g e 51,5 cm de altura. A direção do HMAPN destacou que a bebê está recebendo os cuidados necessários para sua saúde.

É importante ressaltar a gravidade desse tipo de situação e a importância da proteção e cuidado com as crianças. O abandono de recém-nascidos é um crime e coloca em risco a vida e o bem-estar dos bebês. Ações como essa demonstram a necessidade de apoio e assistência a mães e famílias em situações vulneráveis, para evitar que casos como o dessa recém-nascida se repitam. É fundamental que a sociedade e as autoridades estejam atentas e atuem de forma efetiva para garantir a proteção das crianças e o cumprimento dos direitos fundamentais. Espera-se que a bebê encontrada em Belford Roxo receba todo o cuidado e amor que merece em sua jornada de vida.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp