Justiça determina desocupação do Morro da Serrinha

A partir de 1º de agosto, o Morro da Serrinha voltará a ser uma Área de Preservação Permanente (APP) sem a presença de ocupações. O caráter sustentável do lugar estava sendo discutido judicialmente há aproximadamente oito anos. Um acordo entre com representantes de grupos que atuam na região com o Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO) estipulou o fim do próximo mês como prazo para a desapropriação.

 

O terreno pertence ao governo estadual e deve ser recuperado antes de ser transferido para a Prefeitura de Goiânia. Uma das edificações no terreno já foi um bar e atualmente era a sede do Instituto Grupo Resgate de Almas para Cristo (Igrac). Outro aglomeração na região era do grupo “1º é Deus”. Recentemente, eles estavam estendendo o espaço habitado com instalação de tendas. 

 

A proposta é transformar o Morro da Serrinha em um parque com recursos público-privados. O espaço é usado por religiosos para cultos e até moradia, mas também é cena de crimes. Para atender parte do perfil assimilado ao longo dos anos, existe a possibilidade de construção de área ecumênica.

 

O Morro da Serrinha fica entre o Setor Pedro Ludovico e o Bairro Serrinha. Possui altitude de 816 metros e é considerado o segundo morro mais alto da capital, perdendo apenas para o Morro do Mendanha, com 841 metros de altitude. O local abriga o córrego Serrinha. É considerado um dos últimos remanescentes de Cerrado na área urbana de Goiânia com mais de 70 espécies nativas do Cerrado brasileiro, como pequi, jacarandá e cagaita.

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos