Justiça Eleitoral de Goiás condena DE por abuso de poder político, cassa registro de Sandro Mabel e coloca gestão atual em xeque

A decisão da Justiça Eleitoral de Goiás condenou DE por abuso de poder político e cassou o registro do prefeito eleito Sandro Mabel, em Mabel. Além disso, a vice de Mabel, Cláudia Lira (Avante), também foi condenada pelo tribunal. A determinação os torna inelegíveis por oito anos, mas cabe recurso à decisão.

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), comemorou o resultado que elegeu Sandro Mabel como prefeito de Goiânia. No entanto, a decisão judicial agora coloca em xeque a gestão atual do governo estadual e da prefeitura de Goiânia. O DE entrou em contato com o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) e com a equipe de Ronaldo Caiado em busca de esclarecimentos, mas não obteve retorno até o momento.

A inelegibilidade de Caiado e Mabel foi solicitada pelo Ministério Público Eleitoral (MP Eleitoral), que investigou o abuso de poder político no uso do Palácio das Esmeraldas para eventos de apoio à candidatura de Mabel. A Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) foi protocolada pela chapa do candidato adversário a prefeito de Goiânia, Fred Rodrigues (PL), e pedia a inelegibilidade, perda de registro e diploma, bem como o pagamento de multa.

Eventos no Palácio das Esmeraldas, sede do governo estadual, foram considerados abuso de poder político e descumprimento da Lei das Eleições. A presença de suplentes de vereadores e lideranças políticas em jantares promovidos por Mabel e Caiado foi evidenciada como prática ilegal. O MP Eleitoral concordou com as sanções solicitadas na ação.

A ampla divulgação dos eventos nas redes sociais e na mídia foi considerada grave o suficiente para comprometer a legitimidade e normalidade do pleito eleitoral. Com isso, a Justiça determinou a cassação do registro de Sandro Mabel como prefeito eleito e a inelegibilidade de Ronaldo Caiado e Cláudia Lira por oito anos. Resta aguardar os desdobramentos e possíveis recursos diante dessa decisão que impacta a política em Goiânia.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Gusttavo Lima recebe alta hospitalar e diz estar ‘zero’: ‘Gratidão’

Gusttavo Lima diz que está ‘zero’ após deixar hospital: ‘Gratidão’

Cantor ficou internado por causa de ‘desconforto gastrointestinal’. Ele recebeu alta na véspera de Natal.

Gusttavo Lima fez uma postagem nas redes sociais para dizer que está “zero” após deixar o hospital. Segundo a assessoria do cantor, ele recebeu alta na véspera de Natal, após ficar internado devido a um desconforto gastrointestinal – veja nota do hospital na íntegra ao final do texto. O cantor se recupera em casa, em Bela Vista de Goiás, na região Metropolitana de Goiânia.

“Gratidão a Deus e a cada um de vocês. Zero”, escreveu o cantor.

O sertanejo cancelou o show que faria no Festival Villa Mix no sábado (21) após se sentir mal. Um post nas redes sociais informou que o cantor, que estava passando uma temporada em Miami, nos Estados Unidos, veio ao Brasil exclusivamente para o show que precisou ser cancelado.

LEIA TAMBÉM

ALTA: Gusttavo Lima recebe alta, faz post desejando feliz Natal e viaja a Goiás: ‘Amor e alegria’

AGENDA: Gusttavo Lima deve manter agenda dos próximos shows, diz assessoria

APOIO: Gusttavo Lima diz que apoio lhe deu forças, conforto e esperança durante internação: ‘Profunda gratidão’

Conforme o hospital, o cantor apresentou excelente evolução clínica e está em condições plenas para continuar a recuperação em casa, seguindo as orientações da equipe médica.

CONFIRA A NOTA DO HOSPITAL NA ÍNTEGRA:

O Hospital Vila Nova Star informa que o cantor Gusttavo Lima recebeu alta na manhã desta terça-feira, após concluir com sucesso o tratamento médico ao qual foi submetido.

O paciente apresentou excelente evolução clínica e encontra-se em condições plenas para continuar sua recuperação em casa, seguindo as orientações da equipe médica.

Profa. Dra. Ludhmila Hajjar Chefe da equipe médica

Prof. Dr. Paulo Marcelo Gehm Hoff Diretor Clínico

Dr. Daniel Favarão Del Negro Diretor Geral

Veja outras notícias da região no DE Goiás.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp