Justiça eleitoral debate propagação de fake news por IA em Campo Grande

Justiça eleitoral debate propagação de fake news por IA em Campo Grande

O juiz eleitoral Olivar Augusto Coneglian anunciou que um assunto importante no 59º Ccorelb será os desafios criados pela tecnologia, particularmente as notícias falsas (Fake News) geradas por IA. O evento acontecerá em Campo Grande.

A notícia foi anunciada durante o ato de filiação ao PP, realizado em 31 de março, que reuniu lideranças políticas do centro e da direita em Mato Grosso do Sul. Este evento também foi palco de um embate público entre os deputados federais Dagoberto Nogueira e Dr. Luiz Ovando, ambos do PP.

As tensões internas na sigla, e a possível reflexão eleitoral disso, foi destacada pela análise de especialistas. Eles sugerem que os eleitores conservadores podem resistir a candidatos identificados com pautas de esquerda, mesmo que esses façam parte de um partido de centro-direita.

Postura de Deputados em Debate

A carreira política de Dagoberto, agora filiado ao PP, tem sido marcada por adotar posturas frequentemente associadas à esquerda no Congresso, o que tem gerado desconforto no partido. Dagoberto tem se destacado por apoiar questões sociais e trabalhistas e criticar agendas mais liberais.

Já o deputado federal Geraldo Resende, que trocou o PSDB pelo União Brasil, mantém um histórico similar, focando em saúde pública e defendendo o fortalecimento do SUS e investimentos federais no setor. Esta postura contrasta fortemente com a do ex-presidente da República, Jair Bolsonaro.

Ambos os casos destacam um desalinhamento ideológico que tem gerado tensões dentro dos respectivos partidos e complicado a possibilidade de reeleição dos deputados. Essa situação realça a complexidade do cenário político brasileiro atual.

A Cartilha da AGU

Em relação ao contexto eleitoral, a Advocacia-Geral da União (AGU) criou a “Cartilha Eleitoral: Condutas Vedadas aos Agentes Públicos Federais nas Eleições 2026”. O objetivo é orientar agentes públicos e gestores sobre práticas permitidas e proibidas durante o período eleitoral.

A AGU alerta sobre o compartilhamento de informações falsas, descontextualizadas ou não verificadas (fake news), além de conteúdos que promovam discurso de ódio, discriminação e incitação à violência. A entidade destaca a necessidade de uma atuação pública segura e comprometida com o interesse público durante o ano eleitoral.

Com essas orientações em mente, a discussão nas próximas eleições sobre o impacto das tecnologias, como IA na criação de notícias falsas, se torna uma questão crucial a ser debatida pela justiça eleitoral brasileira.

MAIS LIDAS
Acompanhe o resultado do concurso 3757 da Lotofácil, que acontece
Entenda como o déficit do Palmeiras pode afetar suas finanças
BYD Dolphin Mini lidera vendas de carros elétricos no Brasil
Empresário goiano viraliza ao criticar pirâmide invertida do Louvre em
BYD Dolphin Mini lidera vendas de carros elétricos em julho