Press "Enter" to skip to content

Justiça espanhola concede à Daniel Alves liberdade provisória

Última atualização 20/03/2024 | 15:23

A Justiça Espanhola concedeu liberdade provisória a Daniel Alves nesta quarta-feira, 20, após uma audiência realizada a pedido da defesa do jogador. Na decisão, a 21ª Seção do Tribunal de Justiça de Barcelona impôs a condição de uma fiança de 1 milhão de euros (cerca de R$ 5,4 milhões), além de medidas cautelares a serem cumpridas pelo jogador.

No julgamento, a defesa do atleta brasileira alegou que ele já cumpriu um quarto da pena e que, por isso, poderia recorrer a liberdade provisória. O pedido foi acatado e a Justiça determinou que, além da multa, o jogador deve entregar os dois passaportes – brasileiro e espanhol – e comparecer semanalmente ao Tribunal de Barcelona, além de manter 1 km de distância da vítima.

A decisão contou com voto divergente de um dos três juízes, a favor da manutenção da situação de prisão preventiva. Já o Ministério Público e a acusação se manifestou contrário à medida, argumentando que o atleta poderá fugir do país devido a sua condição financeira. No entanto, a defesa de Daniel reiterou que ele possui residência em Barcelona.

Condenação

Após a condenação do jogador, em 22 de fevereiro, todas as partes recorreram a sentença estipulada de 4 anos e 2 meses. A defesa de Daniel pediu pela absolvição, enquanto o Ministério Público e os advogados das vítimas pedem que ele seja condenado a pena máxima, de 12 anos.

Segundo o jornal La Vangardia, o jogador propôs fazer um depósito como garantia à Justiça que não irá escapar do país. No entanto, Daniel vem enfrentando problemas financeiros devido a uma disputa na Justiça com a ex-esposa, Dinorah Santana.

Influência na decisão

Jornais da Catalunha apontam que a situação crítica nos presídios de Barcelona pode influenciar na decisão da Justiça em conceder a liberdade provisória para Daniel Alves, que já teve cinco solicitações semelhantes rejeitadas. Isso porque, atualmente, a cidade tem passado por greves de trabalhadores das unidades prisionais.

Os funcionários têm protestado nas últimas semanas, após a cozinheira Nuria López ser assinada por um detento na prisão de Mas d´Eric, em Tagarrona. Os trabalhadores da Penitenciária Brian 2, onde o jogador brasileiro está cumprindo a sentença, também aderiram a manifestação.