Justiça mantém afastamento do prefeito de Piraju por uso irregular de máquinas da prefeitura

justica-mantem-afastamento-do-prefeito-de-piraju-por-uso-irregular-de-maquinas-da-prefeitura

Justiça mantém afastamento do prefeito de Piraju alvo de ação que investiga uso de máquinas da prefeitura em propriedade particular

Segundo promotor, máquinas da Prefeitura de Piraju (SP), como retroescavadeira e tratores, foram usadas em serviços dentro de uma propriedade rural particular vinculada ao chefe do Executivo, José Maria Costa (PSD).

O prefeito de Piraju (SP), José Maria Costa (PSD), foi afastado do cargo por 90 dias. A Justiça negou um recurso do prefeito de Piraju (SP) contra a decisão que determinou seu afastamento do cargo por 90 dias. O afastamento, determinado em agosto deste ano, ele é alvo de uma ação do Ministério Público que investiga o uso de máquinas da prefeitura, como retroescavadeira e tratores, em serviços dentro de uma propriedade rural particular vinculada ao chefe do Executivo.

Na petição inicial do processo, o promotor de Justiça Francisco Mattosinho apontou que máquinas da Prefeitura de Piraju, como retroescavadeira e tratores, foram usadas em serviços dentro de uma propriedade rural particular vinculada ao chefe do Poder Executivo. Além disso, servidores municipais trabalharam no imóvel e houve fornecimento de brita.

Segundo a Promotoria, o prefeito adotou postura que tende a interferir na produção probatória, pois um diretor municipal e um assessor da prefeitura pediram exoneração dos respectivos cargos após serem investigados e ouvidos pelo MPSP. Além disso, o diretor e o assessor celebraram Acordo de Não Persecução Cível, confessando suas respectivas participações nos atos de improbidade administrativa praticados, em tese, pelo prefeito.

Ainda como fundamento para o afastamento cautelar, o juiz da 2ª Vara Judicial de Piraju consignou o fato de o prefeito ter instaurado sindicância para apurar a conduta dos servidores municipais quando as ordens de uso das máquinas teriam, em tese, partido do próprio chefe do Executivo. Além disso, o investigado recusou-se a fornecer ao Ministério Público cópias daquele procedimento.

Após o afastamento, o vice-prefeito Carlos Alberto Camargo Lima (PL) assumiu temporariamente o Executivo. O DE não conseguiu contato com o prefeito afastado.

O Vice-prefeito Carlos Alberto Camargo Lima (PL) está à frente da prefeitura interinamente. Veja mais notícias no DE Itapetininga e Região.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp