Press "Enter" to skip to content

Justiça mantém Enem nos dias 17 e 24 de janeiro

A Justiça Federal em São Paulo negou o pedido de adiamento das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. Com isso, estão mantidas as datas de realização da prova, marcadas para 17 e 24 de janeiro (versão impressa).

O pedido de adiantamento do Enem foi realizado pela Defensoria Pública da União na última sexta-feira, 7. A ação é com conjunto com a União Nacional dos Estudantes (UNE), a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) e as entidades Campanha Nacional pelo Direito à Educação e Educafro.

De acordo com a decisão que manteve a aplicação do exame nos dias previstos, caso uma cidade tenha elevado risco de contágio que justifique medidas severas de restrição de circulação, caberá às autoridades locais impedirem a realização da prova. Se isso acontecer, o Inep, responsável pela prova, terá que reaplicar o exame.

A decisão é da juíza Marisa Claudia Gonçalvez Cucio, da 12ª Vara Cível Federal de São Paulo. A prova impressa terá 14 mil locais de prova e 205 mil salas em todo o país.