Justiça manda governo Trump resgatar homem deportado por engano
Homem foi deportado para El Salvador no último dia 12 de março, apesar de viver
legalmente nos Estados Unidos e ter autorização de trabalho
A Justiça dos Estados Unidos pediu que o governo de Donald Trump tome providência sobre o caso de um homem deportado ilegalmente, e determinou que ele seja resgatado de El Salvador, onde está em uma prisão. A decisão foi divulgada nesta sexta-feira (4/4).
O homem, identificado como Kilmar Abrego Garcia, vivia legalmente nos EUA e tinha autorização de trabalho. Ele pediu asilo no país liderado por Trump alegando que corria risco de vida no seu país de origem, El Salvador, por conta de ameaças vindas de gangues.
Em 12 de março, ele foi detido por funcionários da imigração, acusado de ser membro da facção MS-13. Três dias depois, ele foi enviado a uma das prisões do país liderado por Nayib Bukele, que aceitou receber criminosos deportados dos EUA em El Salvador em troca de uma taxa.
Autoridades norte-americanas afirmam que a deportação de Garcia aconteceu devido a um erro administrativo. O governo Trump reconheceu o erro na última terça-feira (1º/4), mas disse não existirem mecanismos legais para trazer o imigrante salvadorenho de volta aos EUA. Até o momento, a administração norte-americana ainda não comentou sobre a recente decisão da Justiça.