Justiça proíbe realização da Expoagro e outros eventos, em São Miguel do Araguaia

A Justiça proibiu o município de São Miguel do Araguaia, região Noroeste de Goiás, de realizar os eventos Carnaraguaia e Expoagro SMA com verbas públicas. As festividades estão previstas para começar nesta quarta-feira, 29, e seguir até o próximo domingo, 3. A determinação do juiz Camilo Schubert Lima, ocorreu após pedido do Ministério Público de Goiás (MP-GO).

O texto prevê também a suspensão imediata de todos os contratos e procedimentos de contratação que digam respeito ao financiamento público desses eventos, o que inclui a realização de shows.

Proibição da Expoagro

No pedido, o promotor de Justiça Rafael Correa Costa, titular da 1ª Promotoria da comarca, argumentou que os gastos excessivos com eventos festivos são incompatíveis com a saúde financeira do município, que possui cerca de 22 mil habitantes.

Em caso de descumprimento, foi fixado o pagamento de multa diária no valor de R$ 50 mil para cada um dos gestores públicos responsáveis e os representantes das empresas contratadas.

Além disso, o juiz apontou que a falta de razoabilidade na seleção das prioridades dos gastos públicos, em detrimento da resolução de sérios problemas que assolam a população local.

“Não é razoável admitir-se que tais valores sejam alocados em eventos festivos, em um município que indica deficiências de várias ordens em diversos setores de primeira necessidade, principalmente relacionadas à saúde e educação, sobretudo quando se considera a situação delicada pela qual vários entes federativos passam em um contexto de pandemia e de grave crise econômica”, escreveu o juiz na decisão.

Também foi ressaltado que as investigações por parte do MP ainda estão em fase preliminar, não sendo possível detectar todas as irregularidades que envolvem os fatos, como eventuais desvios de finalidade, ilicitudes nos procedimentos licitatórios ou sobrepreço.

A Expoagro está programada para acontecer nesta quarta-feira, 29, e seguir até domingo,3. Já em julho, está agendado o Carnaraguaia, previsto para acontecer entre os dias 9 e 29. O custo total dos eventos é de aproximadamente R$ 1 milhão, que seria pago com recursos públicos municipais.

Programação da Expoagro 2022:

  • 30/06 – Quinta-feira
    Cléber & Cauan
    Abertura do Rodeio
  • 1º/07 – Sexta-feira
    João Bosco & Gabriel
    Rodeio
  • 02/07 – Sábado
    Paraná
    Erik & Thiago
    odeio
  • 03/07 – Domingo: Entrada Franca
    Forró Top 10
    Renatinho dos Teclados
    Final do Rodeio

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Deputada colombiana é flagrada fumando vape durante sessão sobre saúde

Um episódio curioso ocorreu no Parlamento colombiano na terça-feira, 17, quando a deputada Cathy Juvinão, do Partido da Aliança Verde, foi flagrada fumando um vape durante uma sessão que discutia reformas na área da saúde.

O incidente foi registrado pelas câmeras de transmissão da reunião, e Cathy foi filmada com o dispositivo. Ao perceber que estava sendo gravada, tentou esconder o vape, mas a fumaça que escapou acabou expondo o ato, fazendo com que a parlamentar chegasse a engasgar. O episódio gerou grande repercussão nas redes sociais.

Após o episódio viralizar, a deputada se desculpou publicamente. Em uma postagem no X (antigo Twitter), ela escreveu: “Peço desculpas aos cidadãos pelo que aconteceu ontem em plenário. Não vou me juntar ao mau exemplo que hoje em dia intoxica o discurso público, e isso não se repetirá.” Ela reafirmou seu compromisso de continuar defendendo suas pautas com o mesmo empenho.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp