Justiça suspende prisão de policial que postou vídeo lavando viatura no Ceará

justica-suspende-prisao-de-policial-que-postou-video-lavando-viatura-no-ceara

Justiça suspende prisão para policial que publicou vídeo lavando viatura no Ceará

Em dois vídeos, ela mostrava rotina de serviços como policial militar. Liminar suspende a punição de dois dias de prisão até o julgamento final do caso.

Policial militar havia sido punida por publicar vídeo lavando viatura

A Justiça suspendeu, nesta terça-feira (7), a punição de dois dias de prisão administrativa para a policial militar Mayara Kelly Melo Mota, advertida após ter publicado dois vídeos em que aparecia lavando uma viatura e ensinando a fazer um torniquete.

Com decisão liminar, a punição definida pela Polícia Militar não deve ser cumprida até o julgamento do caso.

Segundo a Polícia Militar, a agente violou o Código Disciplinar Militar ao “se promover” com o fardamento. Os vídeos foram publicados por ela na própria rede social, em 2023.

A decisão, publicada em abril deste ano, determinava dois dias de permanência no quartel, mas ela entrou com recurso pela Polícia Militar. O recurso foi negado. Nesta terça-feira (7), a liminar foi concedida pelo juiz Roberto Soares Bulcão Coutinho, da Auditoria Militar do Estado do Ceará.

A ação judicial para anulação do ato administrativo veio após esgotadas as possibilidades de recursos administrativos, explicou Sabino Sá, advogado de defesa de Mayara.

Mayara Kelly acumula mais de 49 mil seguidores no Instagram. Antes da liminar, a punição poderia ser cumprida a qualquer momento. A prisão administrativa faria com que Mayara ficasse por dois dias no quartel, sem poder ir para casa.

Com a suspensão concedida pela Justiça, a prisão administrativa só poderá ser cumprida caso seja definido no julgamento final da ação. O advogado estima que a data do julgamento fique para o ano de 2026.

Policial se manifestou nas redes sociais após saber da punição. Antes de ter a liminar concedida, Mayara publicou nas redes sociais que cumpriria a punição, lamentando ter sido prejudicada após compartilhar sua rotina como policial militar.

A agente disse, à época, que pararia de compartilhar conteúdos sobre a profissão. O perfil da policial no Instagram agora é privado. Ela comentou, também, que pretende voltar a estudar para conseguir outro trabalho.

Para o advogado de defesa de Mayara, a policial foi perseguida pela corporação. Ainda conforme o advogado, as publicações feitas no perfil pessoal de Mayara não causaram desprestígio à Polícia Militar nem divulgaram táticas de abordagem ou documentos internos da corporação.

Policial que publicou vídeo lavando viatura da polícia é punida com dois dias de prisão no Ceará. A policial acumula mais de 49 mil seguidores no Instagram, onde ela costuma compartilhar vídeos sobre sua rotina como mãe. No passado, ela também publicava conteúdos relacionados à sua profissão, sendo que a maioria desses vídeos foi feita em 2023.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp