Justificativa em caso de ausência poderá ser feita por meio do aplicativo e-Título

Para os eleitores que estiverem fora de  fora de seu domicílio eleitoral ou que não puder ir registrar seu voto por qualquer outro motivo, a ausência pode ser justificada de forma virtual. Devido a pandemia da Covid-19, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibilizou, pela primeira vez, no aplicativo e-Título, o Sistema Justifica, onde o eleitor poderá preencher os campos e anexar arquivos.

A nova versão do aplicativo com o serviço citado deve estar disponível até esta terça-feira, 10. Quem já possui o aplicativo no celular, deverá atualizá-lo. Uma das funcionalidades do Sistema Justifica é a possibilidade de o eleitor justificar ausência por não estar no seu local de votar por meio do sistema de georreferenciamento do aparelho celular ou tablet. 

O uso do georreferenciamento poderá ser utilizado apenas no dia e no horário da votação, ou seja, no dia 15 de novembro, de 7h às 17h, no primeiro turno, e se houver segundo turno, no dia 29 de novembro.

Justificativas por outros motivos, como saúde, também podem ser feitas por meio do aplicativo, num prazo de 60 dias após o término do primeiro e do segundo turno (caso ocorra) Um campo para anexar arquivos estará disponível aos eleitores.

Para justificar o voto pelo e-Título, o eleitor deve: baixar o aplicativo,  disponibilizado gratuitamente nas plataformas Google Play e App Store, e  realizar o cadastro na plataforma. Com o registro feito, apenas deve ir em “mais opções” e depois em “justificativa de ausência”. O procedimento deve ser feito separadamente para cada turno.

Relembrando que o Requerimento de Justificativa Eleitoral continua disponível e  é uma alternativa para comunicar o motivo da ausência. Ele pode ser entregue em qualquer zona eleitoral ou enviado ao juiz da zona eleitoral na qual a pessoa for inscrita. Nos dois  casos, a documentação comprobatória da impossibilidade de comparecimento ao pleito tem de ser enviada junto com o formulário.

 

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Governador do Tocantins afirma que prefeita eleita “dá um caldo” 

Mauro Carlesse, governador do Tocantins é afastado do cargo por suspeita de corrupção.

Durante a cerimônia de posse da prefeita de Gurupi, no estado do Tocantins, na última sexta-feira, 1, o governador do estado, Mauro Carlesse (DEM), disse que ela “dá um caldo”. A frase foi dita em um palanque, em um evento com cerca de 800 pessoas, e diz respeito à aparência física da prefeita Josi Nunes (Pros). 

“A Josi dá um caldo, gente! Vocês não sabem”, disse Carlesse, ao microfone, enquanto olhava para a prefeita. A plateia e o governador riram. Jozi usava máscara, então não é possível dizer qual foi sua reação.  

Além dela, os 15 vereadores da cidade foram empossados. O evento foi realizado em uma casa de eventos da cidade e, segundo o governo do Tocantins, seguiu “todos os protocolos de segurança”.  

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp