Festa da Uva, demissão de Romário e mais: veja curiosidades sobre Juventude x Flamengo no Sul
As equipes se enfrentarão no Estádio Alfredo Jaconi no próximo domingo; a última vitória rubro-negra lá foi em 1997 e, desde então, algumas histórias curiosas marcaram o duelo. O Flamengo não vence o Juventude no Estádio Alfredo Jaconi desde outubro de 1997. De lá para cá, coleciona histórias curiosas nos duelos realizados em Caxias do Sul. No próximo domingo, o time de Filipe Luís voltará ao local para o jogo da 23ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Entre os fatos marcantes da história de Juventude x Flamengo está a demissão de Romário em 1999. A derrota por 3 a 1 para o Juventude, em 10 de novembro de 1999, marcou a despedida do Baixinho do Flamengo com polêmica. O resultado culminou na eliminação do time carioca do Brasileirão e, depois do jogo, Romário e outros jogadores deixaram a concentração para participar da tradicional Festa da Uva, em Caxias do Sul.
Fotos de Romário com uma modelo apontada como a rainha da Festa da Uva vazaram na imprensa local e repercutiram por todo o Brasil. Há versões contraditórias sobre o fato, e enquanto alguns dizem que o atacante não tinha restrições no Flamengo, outros relatam uma festa de outros atletas com mulheres dentro do hotel. O episódio não pegou bem, e Romário foi dispensado pelo então presidente Edmundo Santos Silva, indo acertar com o rival Vasco.
O Juventude é o rival da Série A que o Flamengo está há mais tempo sem vencer fora de casa. Desde 1997, a equipe de Caxias passou alguns anos na Série B, mas são 13 duelos desde aquele 1º de outubro, quando o Fla venceu por 1 a 0, com gol contra de Rodrigo. De lá para cá, o time carioca enfrentou sete derrotas e seis empates no Estádio Alfredo Jaconi.
Em junho de 2021, o Juventude venceu o Flamengo por 1 a 0 em um jogo marcado pelas más condições do campo em Caxias do Sul. O gramado do Estádio Alfredo Jaconi não conseguiu dar conta do volume de água, e o campo encharcado foi o protagonista do confronto, com cenas que fizeram torcedores comparar a partida a uma de polo aquático. Em 26 de junho de 2023, Rossi teve uma grande atuação contra o Juventude no Sul, mas não evitou a derrota de virada do Flamengo por 2 a 1.
Na próxima rodada do Campeonato Brasileiro, o Flamengo enfrentará o Juventude em uma partida que promete fortes emoções, relembrando os momentos marcantes da história de ambos os times. Será mais um capítulo a ser escrito nesse confronto cheio de rivalidade e curiosidades. Grandes atuações, polêmicas e reviravoltas fazem parte da saga de Juventude x Flamengo, que mantém os fãs do futebol ansiosos por mais. Venha conferir esse embate no Estádio Alfredo Jaconi e torcer por sua equipe favorita. Será um duelo imperdível!