Kamala após protestos contra Trump: “Obrigado por usarem suas vozes”
A ex-vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, derrotada nas eleições presidenciais de 2024, agradeceu neste sábado (5/4) as centenas de pessoas que foram às ruas do país contra as recentes políticas adotadas pelo presidente Donald Trump.
“Hoje, em todos os estados do país, os americanos estão enfrentando o governo enquanto ele implementa o Projeto 2025 a todo vapor. Obrigado por usarem suas vozes e o poder do protesto para defender a Previdência Social, o Departamento de Educação, o ar e a água limpos e o direito de tomar decisões sobre seu próprio corpo sem interferência do governo”, declarou Harris na rede social X.
A ex-vice-presidente dos EUA afirmou ainda que as vozes dos trabalhadores “sempre serão mais altas” que as dos bilionários “não eleitos”. A fala é uma referência indireta a Elon Musk, que atualmente ocupa o cargo de chefe do Departamento de Eficiência Governamental (Doge) e é conselheiro de Trump.
PROTESTOS NOS ESTADOS UNIDOS, NA AMÉRICA DO NORTE E EUROPA
Neste sábado, milhares de manifestantes foram às ruas dos Estados Unidos para protestar contra as políticas de Trump. Atos também ganharam apoio em países como Itália, França, Reino Unido, Alemanha, Canadá e México.
Os protestos, intitulados Hands Off (Tire suas mãos, em tradução livre), foram organizados por uma coalizão de grupos de esquerda, que convocaram atos por todo o território norte-americano.
Além do presidente norte-americano, Musk foi alvo das críticas de manifestantes. “Abaixo a oligarquia”, “Deporte Musk” e “o fascismo chegou” foram algumas das frases vistas em cartazes de manifestantes.