A cerimônia do Bafta, conhecido como o “Oscar Britânico”, aconteceu no último domingo, 18, em Londres. As celebridades são convidadas a usar trajes pretos, iniciativa que faz parte do movimento “Time’s Up”, organizado por atrizes e cineastas contra o assédio sexual. A duquesa de Cambridge e mulher do príncipe William, Kate Middleton, preferiu um vestido verde escuro, o que gerou comentários na internet. Geralmente, a família real britânica não adere à campanhas e protestos, em seguimento aos protocolos da família.
Outra mulher que não usou roupa toda preta foi a atriz Frances McDormand, que venceu o prêmio de Melhor Atriz por sua atuação no filme “Três Anúncios para um Crime”. Ela recebeu a estatueta com um vestido estampado vermelho e preto. Apontando para a própria roupa, McDormand disse: “Eu tenho um pouco de dificuldade em cumprir regras”.
Angelina Jolie, Lupita Nyong’o e Jennifer Lawrence são algumas das atrizes que já chegaram à cerimônia, com roupas na cor preta e com os broches com o nome do movimento.
Entre os vencedores destaque da noite, está o filme “Três anúncios para um crime”, que recebeu cinco prêmios: melhor filme, melhor filme britânico, melhor atriz, ator coadjuvante e melhor roteiro original.