Kevin Serna: Da Lesão à Felicidade – Bastidores da Reviravolta no Fluminense

Bastidores: Serna recuperou parte mental após lesão e se tornou “o jogador mais feliz” do Fluminense

Autor dos gols que salvaram o Flu em 2024, colombiano superou sentimento de
“culpa” por ter ficado fora por um mês para ser decisivo da reta final

Palmeiras 0 x 1 Fluminense | Melhores momentos | 38ª rodada | Brasileirão 2024
[https://s02.video.glbimg.com/x240/13167929.jpg]

Palmeiras 0 x 1 Fluminense | Melhores momentos | 38ª rodada | Brasileirão 2024

Contratado no fim de julho, Kevin Serna viveu cinco meses intensos e de
diferentes emoções no Fluminense. Do brilho inicial, em um momento em que ajudou o time a arrancar no Brasileiro, passando pela lesão que o tirou dos gramados por um mês, o atacante precisou recuperar não só a parte física para não perder a reta final da temporada, mas também a parte mental.

Assolado por um sentimento de culpa por não estar rendendo o que era esperado, o colombiano deu a volta por cima, se tornou um “dos jogadores mais felizes do elenco” mesmo quando o cenário era ruim, segundo brincadeiras dos próprios companheiros de equipe, e agarrou a oportunidade para se tornar fundamental na permanência do Fluminense na Série A.

Serna comemora gol contra o Cuiabá — Foto: André Durão
Serna comemora gol contra o Cuiabá

Achado do clube na janela do meio do ano, Serna precisou de pouco tempo para se adaptar ao futebol brasileiro e se tornar decisivo. Ele estreou justamente contra o Palmeiras, no primeiro turno do Brasileiro, em 24 de julho, quando deu assistência para o gol de Arias no Maracanã. A rápida adaptação do colombiano lhe rendeu a posição de titular com o técnico Mano Menezes. Mas uma lesão muscular no início de outubro gerou riscos de que Serna sequer retornasse aos gramados em 2024.

O atacante ficou muito abatido com a notícia, somada ao momento ruim do time no Brasileirão. Serna via no Fluminense a chance da vida, após ter atuado na quinta divisão de Portugal e ter conseguido se destacar no Peru depois de ter sido contratado para jogar a segunda divisão peruana.

Atuar no então campeão da América era uma reviravolta e tanto para a carreira do jogador. Na adversidade, Serna chegou a usar as manchetes de sites e jornais sobre a possibilidade de só voltar a atuar em 2025 como combustível na preparação para acelerar o retorno.

Serna comemora gol em Palmeiras x Fluminense, no Brasileiro 2024 — Foto: Marco Miatelo/AGIF
Serna comemora gol em Palmeiras x Fluminense, no Brasileiro 2024 — Foto: Marco Miatelo/AGIF

Com previsão de ficar entre um e dois meses fora de campo, ele conseguiu retornar com menos de 40 dias aos gramados. Voltou a jogar contra o Internacional, no início de novembro. Na ocasião, foram 19 minutos em campo.

Keno preencheu a lacuna deixada na ponta esquerda por Serna, voltou a jogar bem e retomou a titularidade no setor. Na reta final do campeonato, entretanto, Mano Menezes deu três chances a Serna entre os 11 iniciais – contra Athletico, Cuiabá e Palmeiras.

Internamente, passou a ser visto “como o jogador mais feliz do mundo”. O jogador tinha o entendimento da situação complicada. A felicidade, porém, estava em poder jogar e se sentir útil quando o time atravessava uma situação delicada. Serna realmente sentiu o baque de não atuar antes.

Aos 14 min do 2º tempo – gol de dentro da área de Kevin Serna do Fluminense contra o Cuiabá [https://s02.video.glbimg.com/x240/13162109.jpg]

Aos 14 min do 2º tempo – gol de dentro da área de Kevin Serna do Fluminense contra o Cuiabá

Na reta final do campeonato, ele teve três chances entre os 11 iniciais – contra Athletico, Cuiabá e Palmeiras. O atacante teve boa atuação no empate em 1 a 1 na Ligger Arena, sendo um dos jogadores que mais se dedicaram no gramado.

Contra o Cuiabá, na penúltima rodada, Serna marcou aos 14 minutos do segundo tempo, na vitória por 1 a 0 no Maracanã, que deixou o Fluminense dependendo somente de si na última rodada. Keno arriscou uma bomba de fora da área para grande defesa de Walter. No rebote, o colombiano finalizou de dentro da área.

✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Fluminense no WhatsApp [https://whatsapp.com/channel/0029Va9B83qDZ4LjiVRhcl2Y]

Serna comemora gol em Fluminense 1 x 0 Cuiabá, no Brasileiro 2024 — Foto: Marcelo Gonçalves/FFC
Serna comemora gol em Fluminense 1 x 0 Cuiabá, no Brasileiro 2024 — Foto: Marcelo Gonçalves/FFC

Contra o Palmeiras, novamente ele. Aos 36 minutos, Nonato recebeu de Cano e passou a bola para Serna. O atacante cortou a marcação de Murilo e Vanderlan para bater no cantinho de Weverton pela direita. A bola na rede de Serna manteve o Fluminense na Série A.

A vitória por 1 a 0 sobre o Palmeiras garantiu não só a permanência do Fluminense na Série A, mas também carimbou a ida do clube à Sul-Americana 2025. O Tricolor terminou o campeonato na 13ª posição da tabela, com 46 pontos, para a alegria de Serna.

🗞️ https://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/LEIA MAIS NOTÍCIAS DO FLUMINENSE

🎧 OUÇA O PODCAST GE FLUMINENSE

Assista: tudo sobre o Fluminense no ge, na Globo e no sportv
‘Rebaixamento iria manchar uma galera’, avalia Phill em ge Fluminense

Gols mais votados por rodada do Brasileirão 2024

Thiago Silva atravessa gramado de joelhos após Fluminense ficar na Série A; veja

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp