O discurso de Kleber Mendonça Filho no Globo de Ouro 2026, ao vencer o prêmio de Melhor filme em língua não-inglesa, foi o único cortado por música em toda a premiação — apesar de não estar entre os mais longos. Na cerimônia deste domingo (11), os vencedores falaram livremente, exceto o cineasta brasileiro, que teve o discurso cortado por música. O DE checou o tempo dos discursos: muitos foram mais longos e não tiveram corte. Veja o tempo dos principais. Em destaque, estão os maiores do que o do diretor.
O discurso de Kleber durou 1 minuto e 26 segundos. Atores e atrizes premiados em outras categorias tiveram discursos mais longos, alguns chegando a ultrapassar os 2 minutos. Mesmo assim, apenas o discurso de Kleber foi interrompido por música, o que levanta a questão: será que o tempo dedicado para a categoria de Melhor filme em língua não-inglesa é menor em comparação com outras?
Wagner Moura, Kleber Mendonça Filho, Gabriel Leone, Alice Carvalho e Emilie Lesclaux receberam o prêmio de Melhor filme em língua não inglesa por “O Agente Secreto” durante a 83ª edição do Globo de Ouro. Apesar de terem demorado um pouco para subir ao palco, Kleber foi o único a discursar, e seu discurso foi significativamente mais curto do que outros discursos premiados na mesma noite.
Existe algum critério específico para o tempo de agradecimento nos discursos? Pode-se notar que mais tempo é geralmente dedicado aos prêmios para obras completas, como melhor série ou melhor filme, devido ao maior número de pessoas envolvidas. A música é comumente utilizada para apressar os vencedores que ultrapassam o tempo previsto, mas vários discursos não foram cortados, mesmo excedendo a marca de 1 minuto e 26 segundos.
É possível que a cerimônia reserve menos tempo para a categoria de Melhor filme em língua não-inglesa. No entanto, em 2025, o discurso do elenco de “Emilia Perez” durou 1 minuto e 50 segundos sem interrupções. Ainda assim, a falta de uma resposta da assessoria do DE deixa dúvidas sobre os critérios utilizados para cortar ou não os discursos durante a premiação.




