Kombi histórica da Itaipu é destaque em exposição pelos 50 anos da Segurança Empresarial

A última Kombi da Itaipu está em exposição na usina, marcando os 50 anos da Segurança Empresarial. O retorno do veículo, considerado um xodó pelos bombeiros e muitos outros empregados da DE, é motivo de alegria para os mais antigos ainda ativos. A antiga Kombi vermelha, com placa original ACN 3696, ano 1992, ficou aposentada por 13 anos, deixando saudades em muita gente. Quando foi vendida, causou comoção, mas agora está de volta, exposta em frente à sede do Corpo de Bombeiros da Usina.

Além da Kombi, outros dois Fuscas da época da construção também estão em exposição, um em Foz do Iguaçu e o outro em Hernandárias, no Paraguai. Chamados de ‘marrom-glacê’, em referência a uma novela da Rede Globo dos anos 80, os Fuscas têm as cores do uniforme dos agentes e fazem parte de uma mostra itinerante. A Kombi será exibida na entrada da barreira brasileira, enquanto o Fusca brasileiro estará no Centro Executivo, para que mais pessoas possam conhecer essa parte da frota antiga e fazer uma viagem ao passado.

A Volkswagen Kombi era adaptada para transportar materiais de combate a incêndio, como extintores, mangueiras e material de iluminação. Compartilhada pelo Corpo de Bombeiros nas margens Esquerda e Direita, o veículo atendia a cota 108. Após ser aposentada, a Kombi foi adquirida por José Carlos Gabriel em 2011 e hoje já soma cerca de 80 mil quilômetros rodados, sendo utilizada em viagens para diferentes cidades e eventos de carros antigos.

José Carlos Gabriel se apaixonou pela Kombi à primeira vista, durante visita aos lotes leiloados do Almoxarifado de Itaipu. Mesmo ultrapassando seu limite inicial de R$ 12 mil, ele arrematou o veículo com 49.353 quilômetros. Com viagens feitas para Curitiba, Caiobá, região Sudoeste e até cidades do Paraguai, a velha Kombi continua chamando a atenção por onde passa. Mesmo com novo emplacamento, mantém a placa original para uso em eventos e desperta saudosismo em empregados e aposentados da DE.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

“Subir para Urubici”: Paródia do hit “Descer para BC” viraliza com mais de 5 milhões de views

Resposta a ‘Descer para BC’, paródia ‘Subir para Urubici’ surfa no hit e supera 5 milhões de views

Vídeo diverte internautas colocando cidade da serra como ‘alternativa’ para temporada de verão em Balneário Camboriú.

Lançado em novembro, o hit “Descer pra DE”, um dos mais tocados do verão e que alcançou o Top 1 da playlist “Top Brasil” do Spotify, ganhou uma paródia à altura – literalmente. “Subir para Urubici”, em referência uma das cidades mais altas do Brasil, na Serra Catarinense, tem divertido internautas e já somou mais de 5 milhões de visualizações somando Instagram e TikTok.

A paródia, que usa a mesma melodia e antagoniza com o “sonho” de descer para Balneário Camboriú, é interpretada por Gustavo Henrique Metzner, do canal Indavírus e Lauro Antigo.

A letra traz uma história com bem menos ostentação que o hit de Brenno & Matheus e usa o trânsito congestionado na BR-101 e os preços altos da temporada para convencer os turistas a buscarem outro destino mais calmo: Urubici. O refrão troca o “Nós vai descer, descer lá pra DE”, por “Nós vai subir, subir para Urubici”.

Longe do mar e no alto da serra, a Urubici está entre as cidades com as temperaturas mais baixas do Brasil no inverno. Já Balneário Camboriú, no Litoral Norte, espera receber entre 2 e 3 milhões de turistas na temporada 2024/2025.

A música que exalta Balneário Camboriú, viralizou nas redes sociais e engajou até artistas e influenciadores na web. Até esta quinta-feira (26), o clipe oficial do hit superou 26 milhões de visualizações.

‘O hit foi encomendada pelos artistas ao compositor João Dalzoto, que a escreveu em parceria com o DJ Ari SL, e enfatiza o desejo de passar o verão nas praias da cidade. Segundo os cantores, a ideia de citar ‘DE’ na música veio de uma admiração que eles têm pela cidade, que fica no litoral norte de Santa Catarina e é conhecida como ‘Dubai Brasileira’ pelas construções luxuosas, arranha-céus e vida noturna agitada.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp