A última Kombi da Itaipu está em exposição na usina, marcando os 50 anos da Segurança Empresarial. O retorno do veículo, considerado um xodó pelos bombeiros e muitos outros empregados da DE, é motivo de alegria para os mais antigos ainda ativos. A antiga Kombi vermelha, com placa original ACN 3696, ano 1992, ficou aposentada por 13 anos, deixando saudades em muita gente. Quando foi vendida, causou comoção, mas agora está de volta, exposta em frente à sede do Corpo de Bombeiros da Usina.
Além da Kombi, outros dois Fuscas da época da construção também estão em exposição, um em Foz do Iguaçu e o outro em Hernandárias, no Paraguai. Chamados de ‘marrom-glacê’, em referência a uma novela da Rede Globo dos anos 80, os Fuscas têm as cores do uniforme dos agentes e fazem parte de uma mostra itinerante. A Kombi será exibida na entrada da barreira brasileira, enquanto o Fusca brasileiro estará no Centro Executivo, para que mais pessoas possam conhecer essa parte da frota antiga e fazer uma viagem ao passado.
A Volkswagen Kombi era adaptada para transportar materiais de combate a incêndio, como extintores, mangueiras e material de iluminação. Compartilhada pelo Corpo de Bombeiros nas margens Esquerda e Direita, o veículo atendia a cota 108. Após ser aposentada, a Kombi foi adquirida por José Carlos Gabriel em 2011 e hoje já soma cerca de 80 mil quilômetros rodados, sendo utilizada em viagens para diferentes cidades e eventos de carros antigos.
José Carlos Gabriel se apaixonou pela Kombi à primeira vista, durante visita aos lotes leiloados do Almoxarifado de Itaipu. Mesmo ultrapassando seu limite inicial de R$ 12 mil, ele arrematou o veículo com 49.353 quilômetros. Com viagens feitas para Curitiba, Caiobá, região Sudoeste e até cidades do Paraguai, a velha Kombi continua chamando a atenção por onde passa. Mesmo com novo emplacamento, mantém a placa original para uso em eventos e desperta saudosismo em empregados e aposentados da DE.