La Liga pede prisão por campanha de ódio contra Vinicius Júnior

A La Liga, entidade responsável pelo Campeonato Espanhol, está tomando medidas drásticas contra uma campanha de ódio racial direcionada ao atacante brasileiro Vinicius Júnior, do Real Madrid. Antes do clássico contra o Atlético de Madri, uma campanha nas redes sociais sob a hashtag “#MetropolitanoConMascarilla” (Metropolitano com máscara) tem sido alvo de forte condenação.
 
A campanha #MetropolitanoConMascarilla foi lançada nas redes sociais com o objetivo de incentivar os torcedores do Atlético de Madri a usarem máscaras no Estádio Metropolitano para insultar racialmente Vinicius Júnior sem revelarem suas identidades. Essa estratégia visava evitar a identificação dos responsáveis pelos insultos, mas a La Liga e as autoridades espanholas não estão tolerando tais ações.
 
A La Liga anunciou que denunciará formalmente e solicitará a prisão imediata dos instigadores por trás da campanha de ódio. De acordo com a entidade, a campanha constitui o crime de incitação ao ódio, conforme definido no Código Penal. A La Liga condena vigorosamente essas ações que incentivam, promovem e incitam o ódio contra um indivíduo por causa de sua raça.
Várias prisões já foram efetuadas na Espanha desde o ano passado por insultos racistas contra Vinicius Júnior. A La Liga e as autoridades espanholas estão determinadas a punir severamente esses atos, considerando-os uma ameaça direta à integridade e ao bem-estar de todos os fãs. Os promotores da campanha podem enfrentar penas significativas, incluindo prisão, por incitação ao ódio racial.
 
Esses atos não apenas prejudicam a imagem do esporte e do país, mas também representam uma ameaça direta à integridade e ao bem-estar de todos os fãs. A La Liga enfatiza que tais ações são inaceitáveis e comprometem o ambiente de respeito e inclusão que o futebol deve promover.
 
A La Liga está tomando medidas robustas para combater o racismo no futebol. Além de denunciar e solicitar a prisão dos instigadores, a entidade também está trabalhando para educar e conscientizar os torcedores sobre a importância de um ambiente livre de discriminação. A La Liga reitera seu compromisso em proteger os jogadores e garantir que o futebol seja um esporte inclusivo e respeitoso para todos.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Reinauguração do Camp Nou, estádio do Barcelona, pode ser adiada; entenda os detalhes

Reinauguração do Camp Nou, estádio do Barcelona, pode ser adiada; entenda

Em obras, casa do clube catalão receberia jogos em fevereiro, mas lentidão pode atrasar retorno

Veja o timelapse das obras do Camp Nou, estádio do Barcelona [https://s04.video.glbimg.com/x240/12991259.jpg]

A previsão para o Camp Nou voltar a receber partidas de futebol era fevereiro de 2025, mas a reinauguração do estádio do Barcelona pode ser adiada. De acordo com o Marca, da Espanha, as obras não avançam no ritmo desejado, o que deve fazer o Barça esperar ainda mais para voltar a jogar em casa. Para o jornal, as chances do clube catalão mandar partidas no Camp Nou na atual temporada são “nulas”.

1 de 1 Camp Nou, estádio do Barcelona, em obras — Foto: Urbanandsport/NurPhoto via Getty Images

A ideia do Barcelona era terminar 2024 com um jogo no Camp Nou. Para o clube, o ideal era enfrentar o Atlético de Madrid, às 17h deste sábado, já na sua casa reformada. O estádio, porém, ainda não tem gramado.

O clube tem previsão de colocar o novo gramado em meados de janeiro, e deve esperar até que a grama se firme no solo, o que demoraria mais alguns meses. Saídas de emergência também não foram criadas no Camp Nou, que começou a ter os primeiros assentos no início de dezembro.

Fevereiro foi definido como o mês de retorno do Barça ao estádio. As regras da Uefa não permitem que um clube mande jogos em estádios diferentes na mesma fase. Com isso, o clube catalão esperava já jogar o mata-mata da Champions League no Camp Nou.

Obras no Camp Nou avançam e estádio tem os primeiros assentos [https://s04.video.glbimg.com/x240/13152803.jpg]

— Por isso, as chances do time voltar ao Camp Nou nesta temporada são praticamente nulas, pelo menos na Europa. O estádio não está em boas condições e os regulamentos da Uefa exigem que se comuniquem com antecedência — publicou o Marca.

A previsão é que a partida de estreia, antes prevista para fevereiro, tenha 62 mil torcedores nas arquibancadas, dos 110 mil esperados quando a obra for finalizada. Fechado para reforma em junho do ano passado, o estádio só estará 100% pronto em 2026.

Desde o início da reforma, o Barcelona tem sediado as partidas como mandante no Estádio Olímpico de Montjuic. O último confronto no Camp Nou foi em maio de 2023, na vitória por 3 a 0 sobre o Mallorca, na 37ª rodada da LaLiga.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp