Press "Enter" to skip to content

Laboratório Central de Goiás conquista 1º lugar em mostra nacional

Última atualização 12/11/2023 | 11:15

O Laboratório Estadual de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros (Lacen), unidade da Secretaria de Estado da Saúde (SES), ficou em primeiro lugar na categoria Utilização de Plataformas, Métodos e Fluxos Laboratoriais Inovadores para a Vigilância de Doenças Infecciosas, da 17ª Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (ExpoEpi), em Brasília (DF).

O trabalho “Descentralização da Metodologia Reação em Cadeia da Polimerase (PCR) no Lacen” concorria com duas experiências de outros estados, entre mais de 1,8 mil projetos previamente selecionados. Com a primeira colocação, Goiás leva o prêmio de R$ 50 mil, que será destinado ao Estado.

O trabalho foi apresentado na quarta-feira (08/11) pelo diretor-geral do laboratório do Governo de Goiás, Vinícius Lemes da Silva. “O prêmio coroa o trabalho de toda uma equipe e está relacionado com o trabalho inscrito com a participação da Robmary Matias, da Edna Manrique e minha. O mais importante é que a premiação reforça pra gente a importância do trabalho desenvolvido”, diz.

O projeto surgiu em meio à pandemia de Covid-19, quando houve aumento significativo da demanda de diagnóstico laboratorial por PCR no Lacen, que até então era realizado exclusivamente pela área de biologia molecular. “Com mais profissionais envolvidos, tivemos a capacidade ou condições de implantar novos diagnósticos nesse processo, como o monkeypox, e a absorção pra realização de sequenciamento”, explica o diretor-geral do Lacen.