Press "Enter" to skip to content

Lama de Rio do Peixe chega ao sítio onde foi gravado filme da dupla Zezé Di Camargo e Luciano

Na região dos córregos Mata Mata e Confisco, zona rural de Pirenópolis, fica a fazenda Sítio Novo. O local foi cenário do filme Dois Filhos de Francisco, que conta a história de vida da dupla sertaneja Zezé Di Camargo e Luciano. O longa foi lançado em 2005. O pai dos cantores, Francisco Camargo, nasceu na propriedade, onde também os sertanejos nasceram e cresceram. A lama vinda da cheia do Rio do Peixe chegou na propriedade à região da propriedade. A informação é da prefeitura de Pirenópolis.

Conforme o secretário de Meio Ambiente e Urbanismo de Pirenópolis, César Augusto Triers, o estrago causado pela lama e água foi significativo, próximo de Sítio Novo. “Aos fundos da propriedade, o leito do rio mudou de curso em razão da devastação das matas ciliares”.

Além disso, uma queda d’água também foi afetada. “Um paredão de pedra que formava uma cachoeira, aos fundos, ruiu. Não existe mais”, relata.

Confira vídeo que mostra a interferência da água nas proximidades da fazenda:

 

Risco ambiental

Atualmente, o Rio do Peixe e os córregos Confisco e Mata Mata são os três principais veio d’água da mesma região. A força da água provocada pela cheia destruiu quilômetros de matas ciliares.

Conforme informou o secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, na época da seca os leitos dos dois córregos costumam diminuir significativamente. Agora, com a vegetação que cerca as águas comprometida, há risco maior de os mananciais secarem neste período do ano.

Prejuízos à população atingidas pelo cheia do Rio do Peixe

Portanto, o Corpo de Bombeiros e a prefeitura de Pirenópolis estão na região fazendo levantamento da quantidade de casas afetadas e cadastrando famílias. Em Lagolândia, distrito de Pirenópolis, até a manhã desta quarta-feira (01), a equipe contabilizou 57 residências atingidas. No povoado da Capela do Rio do Peixe, são oito até o momento.

Agora, as famílias podem se cadastrar, pelo 193, para contar com apoio dos bombeiros e da Defesa Civil na limpeza das casas. Por conta do alagamento, fossas sépticas transbordaram na região. Por isso, há risco de contaminação pela lama. Além disso, a limpeza das ruas vem sendo feita há alguns dias, pelos bombeiros e prefeitura de Pirenópolis. A prefeitura montou ponto de apoio para oferecer alimentos, colchões, roupas e outros suprimentos necessários.

Doações

Por fim, a sede do Corpo de Bombeiros de Pirenópolis recebe doações. Dessa forma, é possível doar roupas, água mineral, alimentos não perecíveis, colchões, roupas de cama e itens de higiene pessoal. O 17º Batalhão Bombeiro Militar fica na Travessa Sérgio Mota, sem número, Vila Matutina, Pirenópolis.