A segurança pública de Goiás conta com dois novos mecanismos para garantir a paz nos estádios e incentivar boas práticas de policiamento nos arredores de praças esportivas em dias de eventos.
Durante o 1º Seminário sobre Torcidas Organizadas e Prevenção à Violência Dentro e Fora dos Estádios, aberto nesta terça-feira, 03, na sede da Associação dos Oficiais da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (Assof-GO), em Goiânia, foram apresentados ao público o aplicativo Coliseu e o recém-lançado Manual de Policiamento em Eventos da Polícia Militar de Goiás (PMGO).
O governador Ronaldo Caiado prestigiou o seminário e ressaltou que o bom desempenho da segurança pública tem assegurado ao estado a atração de grandes eventos.
Caiado citou como exemplo a vinda do MotoGP, principal categoria de motovelocidade do mundo, a partir de 2026. Durante cinco anos, Goiás será a sede do Grande Prêmio do Brasil.
“O diretor internacional da categoria avaliou Goiás e a segurança pública foi uma das razões pelas quais escolheu fazer a corrida aqui. O trabalho bem feito pela segurança é capaz de atrair mais eventos. E quanto mais segurança temos, muito mais podemos garantir às empresas que tenham um olhar diferente conosco e aos cidadãos que sintam os resultados na economia, na geração de empregos, no desenvolvimento como um todo e na qualidade de vida”, disse ele.
Ainda de acordo com o governador, as forças policiais goianas cumprem regras rígidas, sendo acompanhadas e avaliadas pelas corregedorias.
“Não queremos e não admitimos excessos, mas não permitimos em Goiás o descumprimento daquilo que é a função das nossas forças de segurança, que é a garantia da tranquilidade das pessoas, com plenos poderes para agir e intervir conforme as orientações adequadas. Aqui, a ordem é plena”, enfatizou o chefe do Executivo Estadual.
Novidades
O aplicativo Coliseu permitirá a digitalização do cadastro de pessoas, incluindo fotos e dados essenciais, e facilitará o acesso de torcedoras e torcedores a eventos por meio de links e QR Code.
Além disso, com a ferramenta tecnológica, o controle sobre punições e restrições será mais eficaz, uma vez que o sistema analisará em tempo real as informações, permitindo ao Batalhão Especializado de Policiamento em Eventos (Bepe) atuar na prevenção de possíveis comportamentos criminosos.
“O futebol é a paixão nacional, move multidões e queremos que as famílias voltem aos estádios. É um trabalho árduo, todas as polícias no país enfrentam isso, mas seguiremos buscando soluções e novas metodologias de enfrentamento ao vandalismo e às violências”, disse o comandante do Batalhão, tenente-coronel Alex de Siqueira.
O Manual de Policiamento em Eventos da Polícia Militar de Goiás foi elaborado, de acordo com o presidente da comissão que delineou o texto, major Wildey Coelho Bezerra, para ser um instrumento técnico voltado à resolução pacífica de conflitos e à aproximação da PMGO com o público, de forma a manter a ordem pública e garantir aos cidadãos o pleno exercício do direito constitucional de lazer.
“Fenômenos como jogos esportivos podem potencializar comportamentos impulsivos e violentos, e isso exige do policiamento uma capacidade de resposta rápida e preparada, a fim de mitigar esses efeitos sem comprometer a continuidade do evento em si”, explicou.
O evento
O 1º Seminário sobre Torcidas Organizadas e Prevenção à Violência Dentro e Fora dos Estádios reúne profissionais de 19 estados brasileiros, além do Distrito Federal (DF).
Até esta quarta-feira, 04, o seminário contempla ainda a participação de 15 promotores de Justiça goianos e de outras unidades federativas para debates estratégicos sobre inteligência e tecnologia no controle de multidões, mediação de conflitos e aplicação de políticas públicas voltadas à segurança em eventos esportivos.
Entre os goianos presentes ao simpósio, estiveram o secretário de Estado de Segurança Pública, Renato Brum; o coordenador do Grupo de Atuação Especial em Grandes Eventos de Futebol (GFUT) do Ministério Público de Goiás (MPGO), promotor Sandro Henrique Silva Halfeld Barros; o comandante-geral da PMGO, coronel Marcelo Granja; o delegado-geral da Polícia Civil de Goiás (PCGO), André Ganga; o comandante de Missões Especiais da PMGO, coronel Alexandre Saliba Sales; e o presidente da Assof-GO, coronel Allan Pereira Cardoso.