Expocafé marca lançamento do Circuito Nacional do Café em Três Pontas, rota turística que une tradição e inovação
O Projeto abrange 51 cidades de Minas Gerais e São Paulo e promete impulsionar o turismo, a gastronomia e a cultura do café brasileiro.
A Expocafé é um evento que tem como objetivo reunir mais de 20 mil pessoas em Três Pontas para o lançamento do Circuito Nacional do Café. Durante a programação da Expo Café 2025, em Três Pontas (MG), foi oficialmente lançado o Circuito Nacional do Café, um projeto ambicioso que busca transformar a tradição cafeeira do Brasil em uma experiência turística e cultural de projeção nacional e internacional.
O Circuito Nacional do Café inicialmente unirá 51 municípios dos estados de Minas Gerais e São Paulo, reconhecidos pela forte ligação com a produção e história do café. A rota contempla todo o Alto Paranaíba, Sudoeste, Sul de Minas e as cidades do estado de São Paulo que fazem divisa com Minas, até chegar no Porto de Santos.
O lançamento do Circuito Nacional do Café aconteceu durante a Expocafé, em uma das tendas de eventos da feira, com participação de autoridades e representantes dos setores do agronegócio, turismo e cultura. Edgar Bessa, um dos idealizadores do projeto, revelou que o marco zero da rota será instalado no Porto Seco, em Três Pontas, e em breve será disponibilizado um site oficial para o cadastro de novos municípios interessados em integrar o circuito.
A proposta do Circuito Nacional do Café é unir pontos turísticos, propriedades cafeeiras, espaços culturais, experiências gastronômicas e eventos temáticos para fortalecer a imagem do café brasileiro como um patrimônio histórico, cultural e sensorial. O objetivo vai além de ser apenas um produto agrícola, buscando elevar a percepção e valorização do café nacional.
A Expocafé é mais do que um evento anual, é um espaço de convergência para a discussão e apresentação de tecnologias, inovações e soluções para a produção de café. Realizada no aeroporto de Três Pontas, a feira reúne cerca de 150 expositores com foco em tecnologia, mecanização agrícola e soluções inovadoras para a produção de café. Com a expectativa de receber cerca de 20 mil visitantes e mais de 150 expositores, a Expocafé é um ponto de encontro para produtores, técnicos, pesquisadores, empresas e lideranças do setor.
A programação da Expocafé engloba conhecimento técnico, avanços tecnológicos, compromisso ambiental e oportunidades de mercado, em três dias de intensas atividades. É um evento que promove a troca de experiências, atualização profissional e networking para todos os envolvidos no setor cafeeiro. A Expocafé é uma oportunidade para se manter informado sobre as novidades e tendências do mercado cafeicultor.
Não deixe de conferir as novidades e notícias da região no Diário do Estado!