Lando Norris conquistou, nesta sexta-feira, 7, a pole position para a corrida sprint do Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1. O piloto da McLaren confirmou o bom desempenho apresentado desde o treino livre e marcou o tempo de 1min09s243 no SQ3, garantindo o primeiro lugar no grid de largada. Kimi Antonelli, da Mercedes, ficou apenas 0s097 atrás, e o companheiro de equipe de Norris, Oscar Piastri, completou o top 3.
A prova sprint acontece neste sábado, 8, às 11h (horário de Brasília), no Autódromo de Interlagos, e promete uma disputa acirrada entre o líder e vice-líder do campeonato. A diferença entre Norris e Piastri na temporada é de apenas um ponto, enquanto Max Verstappen, da Red Bull, aparece logo atrás e vai largar em sexto.
Norris liderou a primeira parte da classificação (SQ1) com 1min09s627, seguido por Verstappen e Alonso. No SQ2, Fernando Alonso surpreendeu ao fazer o melhor tempo, à frente de Norris, Russell e Piastri. Já no SQ3 o britânico da McLaren levou a melhor, garantindo sua segunda pole em sprints realizadas em São Paulo.
O brasileiro Gabriel Bortoleto terminou em 14º lugar. O brasileiro chegou a avançar ao SQ2 após uma boa volta no início da sessão, mas não conseguiu tempo suficiente para seguir para o SQ3. Ainda assim, foi bastante aplaudido pela torcida que lotou as arquibancadas de Interlagos.
Entre os principais nomes que ficaram fora do top 10 estão o heptacampeão Lewis Hamilton, que largará em 11º, e Carlos Sainz, que encerrou a sessão apenas em 20º após enfrentar problemas e não participar das atividades de mídia na véspera.
A corrida sprint faz parte de um formato implementado pela Fórmula 1 em 2021 e está presente em seis etapas da temporada de 2025. Interlagos é o quinto circuito a receber o evento, antes da última disputa no Catar.
Grid de largada da sprint do GP de São Paulo:
-
Lando Norris (McLaren)
-
Kimi Antonelli (Mercedes)
-
Oscar Piastri (McLaren)
-
George Russell (Mercedes)
-
Fernando Alonso (Aston Martin)
-
Max Verstappen (Red Bull)
-
Lance Stroll (Aston Martin)
-
Charles Leclerc (Ferrari)
-
Isack Hadjar (Racing Bulls)
-
Nico Hulkenberg (Sauber)
-
Lewis Hamilton (Ferrari)
-
Alexander Albon (Williams)
-
Pierre Gasly (Alpine)
-
Gabriel Bortoleto (Sauber)
-
Oliver Bearman (Haas)
-
Franco Colapinto (Alpine)
-
Liam Lawson (Racing Bulls)
-
Yuki Tsunoda (Red Bull)
-
Esteban Ocon (Haas)
-
Carlos Sainz (Williams)



