Larissa e Gustavo entram na casa; Arthur, Bárbara e Natália estão no paredão

Em mais uma noite de formação de paredão no BBB 22, a casa mais vigiada do Brasil viu uma nova movimentação na dinâmica que decidiu os candidatos à eliminação. Além do anjo com poder de dupla imunidade e de dois contragolpes, a cerimônia de indicação também contou com a entrada oficial de Larissa e Gustavo, participantes da casa de vidro, na competição. Ao fim da noite, um paredão triplo foi formado com Arthur, Bárbara e Natália.

Casa de Vidro

Larissa e Gustavo estavam morando na casa de vidro montada na academia desde a sexta-feira (11), e agora estão oficialmente no programa com o apoio de 52,77% dos votos do público. Logo que entraram, os novos brothers foram recebidos com empolgação pelos participantes que já estão na casa há quase quatro semanas.

Passado o clima de recepção, entretanto, Larissa e Gustavo receberam imunidade e a oportunidade de darem um voto único em aberto em outro participante da casa. Juntos, os novatos escolheram Brunna, na intenção de mudar o jogo.

“A gente vendo de fora, os votos já estavam muito marcados. Tinham figurinhas carimbadas em toda votação, não mudava muito. Não sei se vocês sabem disso mas tô contando agora. A gente não queria entrar aqui com esse comodismo de escolher uma das pessoas que já eram alvos frequentes. Pensando nisso, a gente chegou num nome”, discursou Gustavo.

Após questionamentos do apresentador Tadeu Schmidt, o brother ainda apontou quem seriam as figuras marcadas, citando DG, Arthur e Natália como exemplos. Dos três nomes, dois foram parar no paredão e outro estava imune.

De acordo com uma postagem feita pelo diretor do programa, Boninho, a decisão pela entrada dos novatos foi determinada praticamente de última hora, com uma diferença apertada.

Formação de paredão

Antes do início da votação, os anjos Paulo André e Pedro Scooby escolheram DG como imunizado da semana. Além disso, a dupla teve direito de escolher entre eles quem seria o segundo protegido, poder que ficou com o atleta olímpico PA.

Diante disso, a líder Jade Picon indicou Arthur Aguiar mais uma vez para a berlinda, sob a justifica de precisar de proteção dentro do jogo.

“Acho que o BBB é um jogo diferente que qualquer um tenha jogado. Ninguém recebeu manual e cada semana é um jogo. E aqui você só aprende a jogar jogando, tentando, errando, acertando e mudando as estratégias. Meus motivos são parecidos com os da última semana, mas, aqui, agora, sinto a necessidade de me proteger. Não quero criar uma desavença com outra pessoa, pois nada me garante que vou estar com esse colar e imune [na próxima semana]. Para que eu não possa ter mais votos, então, vou seguir na minha posição de indicar o Arthur e criar uma maneira de me proteger. Sigo firme nisso”, explicou no discurso de indicação.

Dentro do confessionário, Natália foi a mais votada, com 6 votos. Após a finalização da votação, os dois indicados – pela líder e pela casa – tiveram direito a contragolpes. Arthur usou o poder para puxar Bárbara, enquanto Natália usou o poder para puxar Laís, que conseguiu escapar da berlinda na prova bate e volta.

O escolhido pelo público será anunciado na edição da próxima terça-feira (15).

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Hugo destaca avanço em cirurgias endoscópicas com melhorias e investimentos

O Hospital de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo), unidade do governo do Estado gerida pelo Hospital Israelita Albert Einstein desde junho deste ano, realizou no final de novembro sua primeira cirurgia endoscópica da coluna vertebral. Essa técnica, agora prioritariamente utilizada nos atendimentos de urgência e emergência, é minimamente invasiva e representa um avanço significativo no tratamento de doenças da coluna vertebral, proporcionando uma recuperação mais rápida e menores riscos de complicações pós-cirúrgicas.

Segundo o coordenador da ortopedia do Hugo, Henrique do Carmo, a realização dessa técnica cirúrgica, frequentemente indicada para casos de hérnia de disco aguda, envolve o uso de um endoscópio. Este equipamento, um tubo fino equipado com uma câmera de alta definição e luz LED, transmite imagens em tempo real para um monitor, iluminando a área cirúrgica para melhor visualização. O tubo guia o endoscópio até a área-alvo, permitindo uma visão clara e detalhada das estruturas da coluna, como discos intervertebrais, ligamentos e nervos.

“Quando iniciamos a gestão da unidade, uma das preocupações da equipe de ortopedia, que é uma especialidade estratégica para nós, foi mapear e viabilizar procedimentos eficazes já realizados em outras unidades geridas pelo Einstein, para garantir um cuidado mais seguro e efetivo dos pacientes”, destaca a diretora médica do hospital, Fabiana Rolla. Essa adoção da técnica endoscópica é um exemplo desse esforço contínuo.

Seis meses de Gestão Einstein

Neste mês, o Hugo completa seis meses sob a gestão do Hospital Israelita Albert Einstein. Nesse período, a unidade passou por importantes adaptações que visam um atendimento mais seguro e de qualidade para os pacientes. Foram realizados 6,3 mil atendimentos no pronto-socorro, mais de 6 mil internações, mais de 2,5 mil procedimentos cirúrgicos e mais de 900 atendimentos a pacientes com Acidente Vascular Cerebral (AVC).

A unidade passou por adequações de infraestrutura, incluindo a reforma do centro cirúrgico com adaptações para mitigar o risco de contaminações, aquisição de novas macas, implantação de novos fluxos para um atendimento mais ágil na emergência, e a reforma da Central de Material e Esterilização (CME) para aprimorar o processo de limpeza dos materiais médico-hospitalares.

Hoje, o Hugo também oferece um cuidado mais humanizado, tanto aos pacientes como aos seus familiares. A unidade implementou um núcleo de experiência do paciente, com uma equipe que circula nos leitos para entender necessidades, esclarecer dúvidas, entre outras atividades. Além disso, houve mudança no fluxo de visitas, que agora podem ocorrer diariamente, com duração de 1 hora, em vez de a cada três dias com duração de 30 minutos.

Outra iniciativa realizada em prol dos pacientes foi a organização de mutirões de cirurgias, visando reduzir a fila represada de pessoas internadas que aguardavam por determinados procedimentos. Essa ação viabilizou a realização de mais de 32 cirurgias ortopédicas de alta complexidade em um período de dois dias, além de 8 cirurgias de fêmur em pacientes idosos. Todos os pacientes beneficiados pelos mutirões já tiveram alta hospitalar.

Plano de investimentos para 2025

Para o próximo ano, além do que está previsto no plano de investimentos de R$ 100 milhões anunciado pelo Governo de Goiás, serão implantadas outras melhorias de fluxos e processos dentro das atividades assistenciais. Isso inclui processos preventivos de formação de lesões por pressão, otimização de planos terapêuticos, cirurgias de emergência mais resolutivas, e outras ações que visam aprimorar o cuidado dos pacientes.

O hospital também receberá novos equipamentos, como o tomógrafo doado pelo Einstein para melhorar o fluxo de pacientes vítimas de trauma e AVC, e um robô de navegação cirúrgica.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp