László Krasznahorkai: Vencedor do Prêmio Nobel de Literatura 2025

laszlo-krasznahorkai3A-vencedor-do-premio-nobel-de-literatura-2025

László Krasznahorkai é o grande vencedor do Prêmio Nobel de Literatura de 2025. O anúncio foi feito pela Academia Sueca nesta quinta-feira (9). Reconhecido por suas obras distópicas, como ‘Satantango’ e ‘Melancolia da resistência’, Krasznahorkai foi laureado por sua obra “convicta e visionária, que, em meio a um terror apocalíptico, reafirma o poder da arte”.

O Prêmio Nobel de 2025 foi estabelecido em 11,0 milhões de coroas suecas, aproximadamente R$ 6,2 milhões. O romancista húngaro, natural de Gyula, nasceu em 1954 e tem uma formação em latim e direito pelas Universidades de József Attila e Eötvös Loránd respectivamente.

Uma de suas obras mais conhecidas é “Satantango”, publicado em 1985, um romance que retrata a vida de um grupo de habitantes desamparados em uma fazenda húngara antes da queda do comunismo. O livro foi um sucesso na Hungria e posteriormente adaptado para o cinema por Béla Tarr em 1994.

O Nobel de Literatura tem uma história extensa desde sua criação em 1901, com 122 premiados em 118 edições. Não houve premiação em sete ocasiões, e nenhum ganhador foi laureado mais de uma vez. Destacam-se Rudyard Kipling, o mais jovem premiado aos 41 anos, e Doris Lessing, a mais idosa, com 87 anos.

Os últimos vencedores incluem Han Kang em 2024, premiada por sua prosa poética intensa, e a lista vai até 2015 com Svetlana Alexievich de Belarus. O Prêmio Nobel foi criado por Alfred Nobel, químico e empresário sueco inventor da dinamite, que destinou sua fortuna para prêmios em cinco áreas, posteriormente acrescido pelo de economia.

Hoje em dia, os prêmios são concedidos a pessoas que contribuíram significativamente para a humanidade, embora as regras quanto ao momento da descoberta ou contribuição tenham se tornado mais flexíveis ao longo dos anos. A Academia continua a honrar indivíduos cujo trabalho impactou positivamente a vida das pessoas em todo o mundo, mantendo viva a visão de Alfred Nobel.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp