Press "Enter" to skip to content

Laudo aponta que bebê de Formosa morreu de pneumonia, e não por ter ingerido colírio

Última atualização 15/08/2023 | 14:58

A morte do bebê, que aconteceu em março deste ano, após ter ingerido colírio por engano não tem nenhuma relação com a substância e sim, por conta de uma pneumonia. O laudo pericial divulgado pela Polícia Civil de Goiás (PC-GO) apontou também que o medicamento não foi detectado no corpo do recém-nascido, que faleceu em Formosa, no Entorno do Distrito Federal.

A primeira hipótese sobre o falecimento do pequeno Ravi Lorenzo, no início da investigação, era de que ele tinha ingerido o medicamento Tartarato de Brimonidina, utilizado no tratamento para glaucoma, que de acordo com as apurações, foi entregue de forma errada, pois a prescrição na receita entregue pelo médico a mãe do recém-nascido era Bromoprida, usado no tratamento para náuseas e enjoo.

De acordo com os relatos da investigação, os exames toxicológico e histopatológico comprovaram que a morte do recém-nascido ocorreu por uma pneumonia neutrofílica bilateral, com predomínio à esquerda. Os laudos ainda confirmaram que nenhum resquício do medicamento apontado inicialmente como suposta causa da morte, foi encontrado.

O delegado Paulo Santos, responsável pelo caso, alegou que não há como indiciar alguém após a perícia. “Eu não tendo essa vinculação da substância com a morte do recém-nascido eu não posso indiciar ninguém e nem responsabilizar ninguém criminalmente pelo ocorrido”, disse o agente.

Com a divulgação dos laudos, o caso deverá ser encaminhado ao Poder Judiciário, afirmando que não há indícios entre o medicamento e a morte do bebê.

Relembre o caso do bebê

Ravi Lorenzo de apenas 2 meses de vida morreu na madrugada do dia 5 de março após ter ingerido um colírio vendido por engano em uma farmácia de Formosa, no Entorno do Distrito Federal. De início, o medicamento receitado corretamente, e que a criança deveria ter tomado, era para evitar vômito e enjoo.

De acordo com a delegada Fernanda Lima, na época, a mãe do pequeno Ravi Lorenzo contou que o bebê estava com sintomas como náuseas, vômito e febre, e por este motivo ela levou o menino para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município. Chegando ao local, após examinar o bebê, o médico prescreveu três remédios, um deles, a “bromoprida”, que evita vômitos.

“O avô da criança contou que se dirigiu até a farmácia e comprou esses medicamentos. Ele teria levado os remédios para mãe da criança, que teria ministrado os remédios conforme a prescrição. Passado um tempo, a criança começou a chorar e gritar de dor”, disse a agente.

A mãe do menino informou que, ao contrário do que o médico receitou, o remédio vendido pela farmácia foi o “tartarato de brimonidina”, um colírio para o tratamento de glaucoma. Ao retornar a UPA após Ravi começar a chorar e gritar de dor, os médicos chegaram a intuba-lo, porém ele não resistiu.

“Nós fizemos diligências na farmácia e na UPA para ter acesso ao prontuário”, informou a delegada responsável pelo caso.