Laudo confirma pesticida em comida que matou dois no Piauí: Investigação em andamento

Laudo revela presença de pesticida em comida que matou dois no Piauí

Nove pessoas da mesma família ficaram intoxicadas após a ingestão de uma refeição na última terça-feira (31/12)

Um laudo que faz parte da investigação da morte de um adolescente e um bebê, em Parnaíba, litoral do DE confirmou que havia um pesticida no arroz que as vítimas ingeriram na última terça-feira (31/12). O laudo foi obtido pelo programa Fantástico.

Os membros da família começaram a passar mal na última quarta-feira (1º/1). A primeira vítima foi o adolescente de 17 anos que morreu a caminho da unidade de saúde. Os familiares, ao todo nove, foram socorridos e levados ao Hospital Regional Dirceu Arcoverde (Heda).

O laudo que faz parte da investigação revelou a presença de uma substância altamente tóxica presente em pesticidas e agrotóxicos.

> “Qualquer quantidade já faz mal, qualquer uma. Ela afeta a transmissão dos estímulos nervosos em todo o corpo. Dando crise convulsiva, falta de ar, dores cólicas abdominais, inclusive afeta o coração também”, afirmou ao Fantástico o perito-geral do Departamento de Polícia Científica do DE, Antônio Nunes Pereira.

Embora tenha sido internado e recebido atendimento médico, o bebê de 1 ano e 8 meses também não resistiu e foi a segunda vítima. A morte foi confirmada na quinta-feira (2/1) pela Polícia Civil. Os outros sete familiares também foram hospitalizados por causa da intoxicação.

“O Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda) lamenta profundamente o falecimento de I.D.S., de apenas 1 ano e 8 meses, que deu entrada sob os cuidados do hospital nesta quarta-feira (1º/1). Expressamos nossas mais sinceras condolências à família neste momento de imensa dor”, escreveu o hospital em um comunicado.

O envenenamento é investigado pela Polícia Civil. Até o momento não houve a divulgação de suspeitos do envenenamento. A participação de algum integrante da família não é descartada.

“Alguém colocou a substância no arroz no dia primeiro. A gente entende que houve uma intenção de colocar essa substância na comida deles e a gente vai partir pra uma investigação de homicídio, descartando morte natural ou acidental”, afirmou o delegado Abimael Silva.

TRISTEZA

Maria dos Aflitos, mãe do bebê que morreu afirmou não acreditar que alguém da família participou do crime. Ela disse sentir muito a falta dos familiares.

“Cedo estava todo mundo aqui no fundo para tomar café. Hoje acordei, não escutei brulho de ninguém, só silêncio. (…) Não é fácil perder uma família quase toda”, afirmou Maria.

LEIA TAMBÉM

A Polícia Civil também informou que o adolescente morto era parente de dois meninos de 7 e 8 anos, que morreram envenenados em 2024. Eles haviam comido cajus com veneno. O bebê que morreu é irmão dos dois meninos que morreram.

VEJA A LISTA DAS VÍTIMAS

Segundo a Polícia Civil do Piauí, as vítimas são:

Adolescente de 17 anos;
As duas irmãs do adolescente;
O padrasto do adolescente;
Uma mulher e seu filho, que moravam na casa;
Três crianças, filhas das irmãs do adolescente.

Receba notícias do DE no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal de notícias no Telegram.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

“Trump sugere anexação do Canadá aos EUA e propõe mudança de nome do Golfo do México”

Após sugerir a anexação, Trump publicou um mapa onde o Canadá aparece dentro dos EUA. O presidente reeleito dos Estados Unidos, Donald Trump, compartilhou em sua rede social, a Truth Social, nesta terça-feira (8/1), um mapa onde mostra o Canadá integrado ao território norte-americano.

Antes disso, Trump havia levantado a ideia de anexar o Canadá aos Estados Unidos. De acordo com suas palavras, “Você se livra da linha traçada artificialmente e observa como ela fica. E também seria uma segurança financeira muito melhor”. Esta sugestão foi feita em relação ao país vizinho.

Em resposta a essa sugestão, o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeu, utilizou sua conta nas redes sociais para afirmar a soberania canadense. Ele deixou claro que “Não há a menor chance de que o Canadá se torne parte dos Estados Unidos”, em resposta a Trump.

As declarações sobre o Canadá vieram acompanhadas de outras propostas inusitadas por parte de Trump. Ele também mencionou a possibilidade de mudar o nome do Golfo do México para “Golfo da América”.

O presidente reeleito dos Estados Unidos retornará à Casa Branca no próximo dia 20, após vencer a corrida presidencial contra a democrata Kamala Harris. Trump foi eleito “Personalidade do Ano” pela Time.

Fique por dentro de todas as notícias do Metrópoles no Telegram, acessando o canal de notícias no Telegram. Acompanhe todas as novidades e mantenha-se informado!

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp