O chileno Matías Jara De Barbieri é o responsável pelo lava-rápido Star Wash, localizado em La Reina, na região metropolitana de Santiago, capital do Chile. A produtora Lucasfilm, está processando o lava-rápido por supostamente plagiar a franquia multibilionária “Star Wars’’, informaram os advogados do lava-rápido.
A Star Wash postou um vídeo nas redes sociais com atendentes vestidos como personagens de “Star Wars”, como Chewbacca ou um Stormtrooper limpando capôs, o caçador de recompensas Boba Fett e o herói Cassian Andor empunhando mangueiras em vez de armas, e Darth Vader parecendo usar a Força para invocar panos de limpeza.
No processo, a LucasFilm argumenta que a semelhança nos nomes – Star Wars e Star Wash – pode gerar confusão entre os fãs da saga: “Você pode pensar que a origem do empreendimento Star Wash está relacionada com Star Wars, o que pode causar danos à Lucasfilm.” Afirma a produtora
Em entrevista o chileno conta que foi surpreendido com a ação judicial: “Não acreditamos que as pessoas confundam nosso negócio com a Lucasfilm. Chamamos Star Wash porque foi uma ideia de nossa filha e pensamos que geraria interesse, empatia e proximidade.”
Jara está contestando o processo, de acordo com seus advogados, que argumentam que o nome é suficientemente diferente da franquia de filmes para evitar confusão e que os direitos autorais da produtora, embora abranjam produtos como brinquedos, móveis e bebidas não alcoólicas, não se estendem à limpeza de carros.
O empresário ressalta que compreende as preocupações da LucasFilm: “Valorizamos profundamente a nossa identidade, a qualidade e o tipo dos nossos serviços. Estamos empenhados em enfrentar esse desafio, estamos confiantes de que, apesar dos obstáculos, podemos preservar a essência única de Star Wash ao mesmo tempo que respeitamos, e de certa forma honramos, o legado de Star Wars
Assista ao video:
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Diário do Estado (@jornal_diariodoestado)