Lava-rápido temático de “Star Wars” no Chile é processado pela LucasFilm

O chileno Matías Jara De Barbieri é o responsável pelo lava-rápido Star Wash, localizado em La Reina, na região metropolitana de Santiago, capital do Chile. A produtora Lucasfilm, está processando o lava-rápido por supostamente plagiar a franquia multibilionária “Star Wars’’, informaram os advogados do lava-rápido.

A Star Wash postou um vídeo nas redes sociais com atendentes vestidos como personagens de “Star Wars”, como Chewbacca ou um Stormtrooper limpando capôs, o caçador de recompensas Boba Fett e o herói Cassian Andor empunhando mangueiras em vez de armas, e Darth Vader parecendo usar a Força para invocar panos de limpeza.

 No processo, a LucasFilm argumenta que a semelhança nos nomes – Star Wars e Star Wash – pode gerar confusão entre os fãs da saga: “Você pode pensar que a origem do empreendimento Star Wash está relacionada com Star Wars, o que pode causar danos à Lucasfilm.” Afirma a produtora

Em entrevista o chileno conta que foi surpreendido com a ação judicial: “Não acreditamos que as pessoas confundam nosso negócio com a Lucasfilm. Chamamos Star Wash porque foi uma ideia de nossa filha e pensamos que geraria interesse, empatia e proximidade.”

Jara está contestando o processo, de acordo com seus advogados, que argumentam que o nome é suficientemente diferente da franquia de filmes para evitar confusão e que os direitos autorais da produtora, embora abranjam produtos como brinquedos, móveis e bebidas não alcoólicas, não se estendem à limpeza de carros.

O empresário ressalta que compreende as preocupações da LucasFilm: “Valorizamos profundamente a nossa identidade, a qualidade e o tipo dos nossos serviços. Estamos empenhados em enfrentar esse desafio, estamos confiantes de que, apesar dos obstáculos, podemos preservar a essência única de Star Wash ao mesmo tempo que respeitamos, e de certa forma honramos, o legado de Star Wars

Assista ao video:

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos