Água, roupas leves e bastante protetor solar: confira dicas para curtir a Lavagem do Bonfim, em Salvador
DE conversou com médico cardiologista que deu dicas para evitar desidratação e insolação.
1 de 3 Fiéis acompanham a tradicional Lavagem do Bonfim, em Salvador — Foto: Reprodução/TV Globo
Fiéis acompanham a tradicional Lavagem do Bonfim, em Salvador — Foto: Reprodução/TV Globo
Milhares de baianos e turistas têm um compromisso nas segundas quintas-feiras de janeiro, em Salvador: a Lavagem do Bonfim. Neste ano, a festa acontece no dia 15. Os fiéis sairão da Igreja Nossa Senhora da Conceição da Praia em direção à Colina Sagrada a pé – uma distância de cerca de 6,5 km.
A junção da distância, com o calor do verão de Salvador e a multidão que ocupa as ruas da Cidade Baixa, exige que os fiéis tenham atenção com a saúde e a segurança.
Por isso, o DE conversou com um médico cardiologista e montou um “guia de sobrevivência” com dicas do que fazer para ter a melhor experiência possível na Lavagem do Bonfim.
Lavagem do Bonfim 2025 — Foto: Jorge Jesus /Ag. Picnews
ROUPAS LEVES E TÊNIS
Vestir branco é tradição, mas ao montar o look, pense primeiro no conforto! Para andar 6,5 km na multidão, o ideal é ir com um tênis de caminhada, meias confortáveis e roupas leves, como shorts e camisetas.
Ah, nada de roupa preta! Como a festa homenageia Senhor do Bonfim e Oxalá, o costume é usar branco.
HIDRATAÇÃO COM ÁGUA
Carros-pipa vão refrescar fiéis na Lavagem do Bonfim — Foto: TV Bahia
Assim como a maioria das festas populares de Salvador, o sagrado e o profano se encontram nas ruas. Mas é importante lembrar que consumir bebidas alcóolicas não configura hidratação.
Segundo o cardiologista do Hospital Ernesto Simões, Saulo Goes Marins, a desidratação pode causar riscos sérios a saúde, principalmente a quem tem comorbidades, como hipertensão e diabetes, por exemplo.
> “A desidratação interfere na pressão, na circulação, na frequência cardíaca e também no açúcar. Por isso, é importante se hidratar antes, durante e depois da atividade física”, explicou.
A dica do médico é seguir o próprio ritmo, preferir locais mais vazios e ter sempre uma garrafa de água em mãos. “Nenhum líquido vai substituir a água”, reforçou.
Em caso de calor extremo, uma dica é lavar o rosto para se refrescar. Na metade do percurso, o Corpo de Bombeiros também costuma dar banho de mangueira nos fiéis para ajudar a combater o calor.
DOres de cabeça, câimbras e fadigas podem ser sinais de desidratação. Em casos extremos, pode ocorrer desmaio.
PROTETOR SOLAR
Marca de biquíni é a cara do verão, mas a da camisa nem tanto. Por isso, passe protetor solar em todo o corpo antes de começar o percurso e repasse durante o trajeto.
O cardiologista Saulo Goes Marins também recomenda usar boné e camisas com proteção UV. Mas lembre-se: nada disso substitui o protetor solar!
CUIDADO COM OS PERTENCES
Nada de celular e carteira no bolso, o ideal é colocar os itens de valor no porta dólar. Também é aconselhável evitar acessórios de ouro, como colares e pulseiras.
LEVE DINHEIRO
Para facilitar a compra de bebidas e lanches durante o percurso, leve dinheiro em espécie. Muitos ambulantes aceitam PIX e têm máquinas de cartão, mas devido a quantidade de pessoas nas ruas, o sinal pode oscilar. Por isso, levar dinheiro trocado é a melhor opção.
MARQUE PONTOS DE ENCONTRO
Se perder da galera é normal, ainda mais em uma festa de rua tão grande como a Lavagem do Bonfim. Por isso, antes de começar o percurso, marquem pontos de encontro.
Caso vá com crianças, coloque um crachá ou pulseira de identificação com o nome do responsável e telefone para contato.
A Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA) também faz o patrulhamento da festa e pode ajudar em casos de crianças perdidas.
LEIA TAMBÉM:
– Confira lista de eventos no dia da Lavagem do Bonfim em Salvador
– Além da fé, cultura e tradição: veja curiosidades sobre o histórico bairro do Bonfim, em Salvador
– Shows, lavagens e eventos em museus: governo da Bahia divulga programação para verão 2026 em Salvador
Veja mais notícias do estado no DE Bahia.




