A influenciadora Leandrinha, causou alvoroço nas redes sociais ao publicar um vídeo na quarta-feira, 27, em que aparece fumando maconha em várias ocasiões. Na publicação, a influenciadora expressou sua satisfação: “Avançamos, ainda falta muito, mas finalmente avançamos!”
O vídeo foi uma comemoração à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que descriminalizou o porte de maconha para consumo próprio no Brasil. Na terça-feira, 25, a maioria dos ministros do STF decidiu que o porte de maconha para uso pessoal é considerado um ilícito administrativo, não penal.
Segundo o Valor Econômico, a decisão estabelece que até 40 gramas de maconha ou seis plantas fêmeas não resultarão em sanções penais. No entanto, a droga será apreendida e a pessoa estará sujeita a medidas educativas ou advertências. A lei de 2006 previa essas medidas, mas não especificava uma quantidade exata para diferenciar usuários.
Internautas criticaram a publicação da influencer. Uma seguidora afirmou: “Leandrinha, não esqueça que muitas crianças e adolescentes PCD’s te seguem, tá?! Procure dar exemplo e não desperdiçar seu tempo dando esse tipo de ‘incentivo’.” Outro usuário declarou: “Menos um seguidor… que ridículo, esqueceu das crianças e adolescentes?? Muito desnecessário.” Um terceiro comentário dizia: “Poderia estar fazendo algo positivo e inspirador, ajudando pessoas a superar suas deficiências e dando exemplo de superação.”
ASSISTA:
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Diário do Estado (@jornal_diariodoestado)