Leandro Vilela apresenta propostas para educação em Aparecida de Goiânia

O candidato a prefeito de Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela (MDB), tem a educação como uma de suas principais prioridades. Durante uma grande reunião com mais de mil educadores do estado e do município, realizada na noite desta terça-feira, 1, Vilela reafirmou suas propostas para transformar a educação de Aparecida na melhor de Goiás. Ele citou o exemplo da educação estadual, que foi significativamente melhorada durante a gestão de Ronaldo Caiado, tornando-a a número um no Ideb.
 
A grande reunião contou com a presença do governador Ronaldo Caiado, da secretária estadual de Educação, Fátima Gavioli, do deputado federal Zacharias Calil, do ex-prefeito Gustavo Mendanha, do candidato a vice-prefeito João Campos e dos candidatos e candidatas à Câmara Municipal pela Coligação ‘Pra Aparecida Seguir Avançando’. Vilela pontuou o salto na qualidade da educação estadual na gestão de Caiado e afirmou que, se eleito, seguirá o mesmo exemplo para transformar o ensino municipal. “Seguiremos o exemplo de Caiado e tornaremos o nosso ensino o melhor do Estado, preparando nossos estudantes para o futuro. Pois a educação é libertadora”, disse o emedebista.
 
Em sua fala, Caiado reforçou seu compromisso com Vilela, destacando parcerias importantes em todas as áreas da administração, especialmente na educação. “Estamos aqui com a melhor educação do Brasil. E juntos, fazendo parcerias importantes, vamos transformar o ensino em Aparecida. Com Vilela na prefeitura faremos ações conjuntas de valorização dos profissionais e também de melhoria no ensino. Aqui teremos a melhor gestão de todos os tempos com Vilela prefeito”, comentou o governador.
 
A principal proposta de Vilela é a criação imediata de vagas na educação infantil, por meio da implantação do vale-creche e da construção de 12 novos Cmeis na cidade, visando garantir uma educação inclusiva e de qualidade para todos os estudantes da rede municipal. Entre as ações planejadas, está a implantação do projeto Escola do Futuro com aulas de robótica e games; reestruturação do sistema municipal de bibliotecas escolares; e valorização e qualificação dos professores e demais servidores da educação.
 
A segurança nas escolas também é uma preocupação central em suas propostas. Leandro pretende implementar medidas como parcerias com a Polícia Militar e a Guarda Civil Municipal e instalar portarias com identificação visual, assegurando maior proteção para os estudantes. Outro ponto importante é o fortalecimento do Programa de Alimentação Escolar, garantindo refeições saudáveis. Vilela também fará a distribuição de kits completos de uniformes e materiais escolares para toda a rede municipal, ajudando na organização e segurança dos estudantes.
 

Visitas na Região Central

Vilela, Caiado e outros participantes caminharam no perímetro da Praça Matriz, visitaram a Igreja Santuário Nossa Senhora Aparecida. Durante o percurso, eles foram calorosamente recebidos por comerciantes locais e estudantes dos Colégios Estaduais que saíam das aulas, onde muitos chamaram o governador de “tio Caiado”. Vilela realizou ainda durante a tarde, uma carreata pela Região do Setor Rosa dos Ventos.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Lula impõe veto ao indulto de Natal para condenados do 8 de janeiro

Lula Impõe Veto ao Indulto de Natal para Condenados do 8 de Janeiro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vetou o indulto de Natal para os condenados pelos atos antidemocráticos ocorridos em 8 de janeiro de 2023, marcando o segundo ano consecutivo em que o benefício é negado aos envolvidos na tentativa de golpe de Estado. O anúncio foi feito na noite de 23 de dezembro, um dia antes da véspera de Natal, destacando a firmeza do governo em lidar com esses crimes.

Além disso, o indulto não será concedido a condenados por abuso de autoridade e crimes contra a administração pública, como peculato e corrupção passiva. O decreto também exclui aqueles condenados por crimes hediondos, tortura e violência contra a mulher, crianças e adolescentes. Integrantes de organizações criminosas, condenados em regimes disciplinares diferenciados e aqueles que fizeram acordos de colaboração premiada também estão fora do benefício.

Por outro lado, o indulto será concedido a gestantes com gravidez de alto risco, comprovada por laudo médico. Mães e avós condenadas por crimes sem grave ameaça ou violência também terão direito ao benefício, desde que comprovem ser essenciais para o cuidado de crianças até 12 anos com deficiência.

Saúde e condições especiais

O decreto prevê o perdão da pena para pessoas infectadas com HIV em estágio terminal, ou aquelas com doenças graves crônicas sem possibilidade de atendimento na unidade prisional. Pessoas paraplégicas, tetraplégicas, cegas e portadoras do espectro autista em grau severo também serão beneficiadas.

Este decreto reforça a posição do governo em relação aos atos antidemocráticos e crimes graves, enquanto oferece alívio a grupos vulneráveis. As pessoas contempladas pelo benefício terão, na prática, o perdão da pena e o direito à liberdade.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp